Ramos serão abençoados neste domingo durante transmissão da missa

Neste ano a Dona Neuza não vai poder acompanhar a Procissão de Ramos, mas o “galinho” de Erva de Santa Maria já está separado, como de costume, para receber a benção durante a transmissão da Santa Missa pelas ondas do rádio. Segundo a aposentada, a data é uma oportunidade para abençoar a planta e reforçar, com a fé, aquela proteção medicinal que a natureza já oferece. “Vou abençoar, fazer chá e tomar com muita fé”.

Nenhuma celebração da Semana Santa este ano poderá ter a presença de fiéis nas igrejas. Mas não é por isso que as solenidades deixarão de ser especiais. Na Diocese de São João del-Rei as celebrações vão acontecer de forma interna, sem a presença dos fiéis. Os ritos vão ser transmitidos pelos veículos de comunicação e pretende, mesmo com à distância, passar a mensagem de fé e união reforçada pela solenidade.

Dentro de casa, os fiéis podem separar o ramo e participar da celebração, está foi a sugestão deixada pelo bispo diocesano na circular de Orientações para a Semana Santa. Segundo a publicação, se trata de um sinal de nossa fé e comunhão eclesial.

Segundo o padre Thairo Guimarães, não se trata de uma simpatia, mas um símbolo cristão. “É a prova que estamos na mesma luta em favor da salvação. São ramos bentos. Com nossa fé podemos estar protegidos contra o mal. Ter esses ramos em casa não é simpatia, mais um sinal do cristão autêntico que vive a conversão, a penitência e o jejum”, explica.

Na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar a missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, e transmitida pelo Facebook da Paróquia e pelo Canal no YouTube. O site da Diocese também está fazendo a cobertura, levando informações e transmitindo as celebrações.