Aconteceu, entre os dias 11 e 14 de julho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, o Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Catequese, promovido do Regional Leste 2 da CNBB. O encontro reuniu membros das coordenações diocesanas de Catequese das diversas Dioceses do Regional e discutiu temas importantes como o Ministério do Catequista, o papel dos influenciadores digitais na Catequese e o Mês da Bíblia 2024, que estudará o livro bíblico do Profeta Ezequiel. A Diocese de São João del-Rei esteve representada por três membros da Coordenação Diocesana
Segundo o seminarista Jeferson Djalma Coimbra, integrante da Coordenação Diocesana de Catequese, o encontro oferecido pelo Regional Leste 2 foi uma oportunidade de se discernir um caminho efetivo para que o Ministério de Catequista, instituído pelo Papa Francisco em 2020 por meio da Carta Apostólica Antiquum Ministerium. “A intenção é que isso possa se tornar uma realidade em nossas Dioceses. Tal Ministério é um reconhecimento por parte da Igreja da dignidade e da importância evangelizadora dos catequistas, que cumprem a missão de transmitir e aprofundar a fé cristã”.
Para quem participou, uma grande experiência. “O Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Catequese foi uma experiência ímpar, me proporcionando conhecimento, partilha e escuta. Com a inspiração do Espírito Santo estamos sendo direcionados a um novo caminho catequético, o que me deixa muito feliz.O Ministério de catequista nos mostra a importância da vocação e formação, acentuando nosso compromisso missionário. Foi um prazer participar desses dias de imersão para conhecer mais sobre o Ministério de catequista”, pontua Márcia E. Rezende Hallak, Coordenadora Diocesana da Pastoral Catequetica.
“A experiência de participar do Encontro Regional da Catequese foi muito boa. Um local agradável, com pessoasque souberam conduzir muito bem o encontro. Pude conhecer a realidade de outras comunidades, havendotroca de experiências. Um método de trabalho foi aplicado nos proporcionando a “escuta”, onde cada um pode, num determinado tempo, expor suas sugestões e dúvidas, seminterrupções por parte dos demais. Acredito que um novo horizonte nos foi aberto a respeito do Ministério deCatequista, bem como a escolha e a sua formação. Em resumo: o Ministério do Catequista irá gerar, na comunidade, pessoas mais maduras na fé”, destaca Girlene Maria de Andrade Godinho, Catequista da Forania de Sant’Ana e integrante da Coordenação Diocesana de Catequese.
Colaboração: seminarista Jeferson Djalma Coimbra










