Regional Leste 2 realiza encontro para Coordenadores de Catequese

Aconteceu, entre os dias 11 e 14 de julho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, o Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Catequese, promovido do Regional Leste 2 da CNBB. O encontro reuniu membros das coordenações diocesanas de Catequese das diversas Dioceses do Regional e discutiu temas importantes como o Ministério do Catequista, o papel dos influenciadores digitais na Catequese e o Mês da Bíblia 2024, que estudará o livro bíblico do Profeta Ezequiel. A Diocese de São João del-Rei esteve representada por três membros da Coordenação Diocesana

Segundo o seminarista Jeferson Djalma Coimbra, integrante da Coordenação Diocesana de Catequese, o encontro oferecido pelo Regional Leste 2 foi uma oportunidade de se discernir um caminho efetivo para que o Ministério de Catequista, instituído pelo Papa Francisco em 2020 por meio da Carta Apostólica Antiquum Ministerium. “A intenção é que isso possa se tornar uma realidade em nossas Dioceses. Tal Ministério é um reconhecimento por parte da Igreja da dignidade e da importância evangelizadora dos catequistas, que cumprem a missão de transmitir e aprofundar a fé cristã”.

Para quem participou, uma grande experiência. O Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Catequese foi uma experiência ímpar, me proporcionando conhecimento, partilha e escuta. Com a inspiração do Espírito Santo estamos sendo direcionados a um novo caminho catequético, o que me deixa muito feliz.O Ministério de catequista nos mostra a importância da vocação e formação, acentuando nosso compromisso missionário. Foi um prazer participar desses dias de imersão para conhecer mais sobre o Ministério de catequista”, pontua Márcia E. Rezende Hallak, Coordenadora Diocesana da Pastoral Catequetica.

A experiência de participar do Encontro Regional da Catequese foi muito boa. Um local agradável, com pessoasque souberam conduzir muito bem o encontro. Pude conhecer a realidade de outras comunidades, havendotroca de experiências. Um método de trabalho foi aplicado nos proporcionando a “escuta”, onde cada um pode, num determinado tempo, expor suas sugestões e dúvidas, seminterrupções por parte dos demais. Acredito que um novo horizonte nos foi aberto a respeito do Ministério deCatequista, bem como a escolha e a sua formação. Em resumo: o Ministério do Catequista irá gerar, na comunidade, pessoas mais maduras na fé”, destaca Girlene Maria de Andrade Godinho, Catequista da Forania de Sant’Ana e integrante da Coordenação Diocesana de Catequese.

Colaboração: seminarista Jeferson Djalma Coimbra