Renovação de Fé: Missa dos Santos Óleos é celebrada nesta quinta-feira, em São João del-Rei

Consagrar os santos óleos, além de renovar as promessas sacerdotais e abrir bem o dia da instituição dos mandamentos do Amor, da Eucaristia e do Sacerdócio. Motivos importantes não faltaram para que a manhã de Quinta-Feira Santa, 29, reunisse um grande número de pessoas, de vários cantos da Diocese, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, para a Missa do Crisma. A cerimônia foi presidida pelo bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo.

Logo no início da celebração o administrador diocesano, padre Dirceu Medeiros, fez memória de Dom Célio e falou da unidade do clero neste período de Sé Vacante. “Diria que este ano tivemos duas Missas da Unidade, a primeira foi no dia 20 de Janeiro, nesta Igreja Catedral, quando nos reunimos para celebrar a Páscoa de nosso bispo, na ocasião, a dor fortaleceu nossos vínculos e nos uniu ainda mais”, recorda o sacerdote.

Em meio as lembranças, padre Dirceu fez um convite aos sacerdotes presentes. “Hoje temos a oportunidade de renovar nossas promessas sacerdotais. Convido cada um a um reencantamento com a vida sacerdotal, pois tudo se desgasta”. E reforçou: “Nosso sim dado à Deus, localizado no tempo e no espaço, precisa ser renovado sempre, a fim de não perdermos e encantamento por aquele que nos chamou um dia, aquele que é fiel. Alguns disseram este sim há décadas, outros ainda guardam em suas mãos o perfume do Óleo do Santo Crisma. Não importa: todos precisamos voltar ao nosso ponto de partida, à nossa ‘Galileia'”.

A missa dos Santos Óleos ou missa do Crisma, que significa ‘Unção’, é uma celebração em que o bispo abençoa os três óleos (Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos) que serão usados pelos próximos meses no ano litúrgico. O óleo santo consiste em uma mistura de azeite extra virgem comum e essências de perfumes, sendo que cada uma das três fragrâncias são diferentes.

Para entronizar os Santos Óleos foram convidados os padres Javé Domingos, Ramiro Gregório e Alisson Sacramento. No fim da celebração ocorreu a distribuição dos frascos para as 42 paróquias representadas.