Reunião do clero fala sobre “iniciação cristã” e Mês Extraordinário Missionário

Na manhã da última quarta-feira, 10, sacerdotes da Diocese de São João del-Rei se reuniram na Casa de Pastoral São Tiago para a segunda reunião do clero diocesano com o atual bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento. Abordando a temática da “iniciação cristã”, o encontro contou com momentos de oração, palestra, reflexão e partilha de informações.

A reunião, como de costume, iniciou na capela da Casa de Pastoral. O momento foi destinado para orações, leituras bíblicas e exame de consciência, aprofundando o período quaresmal. Em seguida os sacerdotes se dirigiram para o Auditório Dom Delfim Ribeiro Guedes, onde padre Jorge Wilson Fonseca conduziu o momento formativo.

O sacerdote desenvolveu a temática conforme a Semana Brasileira de Catequese na qual participou em 2018. “Tive a oportunidade de apresentar aos irmãos presbíteros uma nova modalidade de catequese batismal para pais e padrinhos. Foi um momento rico de partilha e de troca de experiências. Na ocasião, tive a alegria de receber do senhor bispo a missão de ser o assessor diocesano da pastoral da catequese. Que o Espírito me conduza nesse trabalho junto à nossa querida diocese”, explica.

Outro tema abordado e debatido foi o Mês Extraordinário Missionário, proposto pelo Papa Francisco e as Pontifícias Obras Missionárias, por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum illud. O objetivo é despertar a consciência da missão ad gentes (missão aos povos) e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras. A temática foi trabalhada em grupos, divididos por forania.

A reunião contou ainda com as comunicações do Ecônomo, padre Javé Domingo e do bispo, Dom José Eudes. Um almoço marcou o desfecho do encontro.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).