Reunião do CODIPA fala sobre a CF, Sínodo e articulação para 2022

O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) realizou no último sábado, dia 05, a primeira reunião de 2022. O evento reuniu diversas lideranças da diocese juntamente com o bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e representantes dos presbíteros. A pauta abordou temas como a Campanha da Fraternidade, Sínodo e a articulação de trabalhos durante o ano.

O encontro teve início pela manhã na Casa Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Caieiras, e se pautou diante das necessidades pastorais da região. Segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Marcos Alexandre, foi uma momento de partilha, formação e preparação para este período de retomada após as paralisações devido ao Covid-19.

Para conduzir o momento formativo, o evento contou com a presença da professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei-DECAC/UFSJ, Vânia Aparecida Rezende. Assim como, também, do professor de Língua Portuguesa do Sesi São João del-Rei, Celso Macedo. Já a fala sobre a Igreja Sinodal foi partilhada pelo diácono Daniel Josino Nicodemos.

O Conselho Diocesano de Pastoral é um órgão consultivo na Igreja Particular e muito recomendável pela relevância de sua finalidade, conforme se verifica no cânon 511 do CDC. Ao Conselho Pastoral “compete, sob a autoridade do bispo, examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese e propor conclusões práticas sobre elas”.