Reunião do CODIPA fala sobre Ano Jubilar, Sacramento da Reconciliação e Indulgência

O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) realizou no último sábado, dia 09, uma reunião com o objetivo de partilhar sobre o processo de preparação ao ano jubilar, Peregrinos de Esperança 2025 e, também, acolher um pouco as alegrias, esperanças e dificuldades das pastorais. O evento aconteceu no Centro de Pastoral Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho, da Paróquia São José Operário, bairro Tijuco, em São João del-Rei, e contou com a presença de representantes do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, além de representantes dos presbíteros, religiosos, paróquias e de pastorais e movimentos atuantes na Diocese.

Padre Jorge Wilsson Fonseca, Coordenador Diocesano de Pastoral, ficou a cargo de acolher os participantes, juntamente com o padre anfitrião, Padre Vinícius Idefonso Campos. Em seguida a palavra foi direcionada ao Padre Leonardo José de Souza Pinheiro, Professor do CES/JF, Mestre em teologia com especialização Litúrgico Pastoral, que se responsabilizou em ministrar o estudo sobre o Sacramento da Reconciliação e Indulgência, tendo como norte, as celebrações do Ano Jubilar. Durante o encontro, o bispo publicou um decreto referente ao Ano Jubilar, conforme a Bula de Proclamação do Jubileu.

O Conselho Diocesano de Pastoral é um órgão consultivo na Igreja Particular e muito recomendável pela relevância de sua finalidade, conforme se verifica no cânon 511 do CDC. Ao Conselho Pastoral “compete, sob a autoridade do bispo, examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese e propor conclusões práticas sobre elas”.

O Conselho é formado pelo Bispo diocesano; Vigário Geral; Coordenador Diocesano de Pastoral; Ecônomo; Representante dos Presbíteros; Vigários forâneos e dois representantes leigos de sua forania; Um seminarista da Teologia; O representante dos religiosos; Diácono permanente; Secretária do Conselho; Secretário diocesano de Pastoral; Assessor eclesiástico de cada movimento e pastoral, assim como os respectivos padres que dirigem espiritualmente os grupos, além de coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos.