Reunião do CODIPA fala sobre liderança e o serviço a partir da espiritualidade bíblica

O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) realizou no último sábado, dia 30, no Salão Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, bairro Caieiras, em São João del-Rei, uma reunião importante que contou com a presença de representantes dos presbíteros e religiosos, além das Lideranças e Assessores das Pastorais, Movimentos e Associações, representantes das foranias, os Vigários Foraneos e Seminários.

O Conselho Diocesano de Pastoral é um órgão consultivo na Igreja Particular e muito recomendável pela relevância de sua finalidade, conforme se verifica no cânon 511 do CDC. Ao Conselho Pastoral “compete, sob a autoridade do bispo, examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese e propor conclusões práticas sobre elas”.

A reunião contou com a assessoria da Mariana Venâncio, especialista em Sagrada Escritura, Bacharela em Teologia, que abordou junto com os participantes o tema A liderança e o serviço a partir da espiritualidade bíblica. “Foi uma grande possibilidade para os líderes presentes, tanto laical como presbiteral, a fomentar o animo, a necessidade da formação, da partilha das funções, e a importância do chamado a liderança, que não é fácil mas é gratificante em tempo presente e em tempo futuro na vida Eclesial. O CODIPA é uma grande ferramenta pastoral que a diocese possui”, pontua o Secretário Diocesano de Pastoral, Claudio Guimaraes Pereira.

Paloma Rios participou pela primeira vez do evento e se viu entusiasmada com a experiência e aprendizado. “É bom ver a realidade da nossa Igreja e partilhar as nossas dificuldades”, destaca a jovem, coordenadora diocesana da Juventude Missionária.