Reunião do CODIPA será neste sábado, 02, em São João del-Rei

O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) realiza neste sábado, dia 02, uma reunião que deve contar com a presença de representantes dos presbíteros, religiosos, paróquias e das pastorais e movimentos atuantes na Diocese. O evento vai ter início às 09 horas e vai acontecer na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, conforme consta em nosso cronograma diocesano. O intuito deste encontro é partilhar sobre o processo de preparação ao ano jubilar, Peregrinos de Esperança 2025 e, também, acolher um pouco as alegrias, esperanças e dificuldades das pastorais.

O Conselho Diocesano de Pastoral é um órgão consultivo na Igreja Particular e muito recomendável pela relevância de sua finalidade, conforme se verifica no cânon 511 do CDC. Ao Conselho Pastoral “compete, sob a autoridade do bispo, examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese e propor conclusões práticas sobre elas”.

O Conselho é formado pelo Bispo diocesano; Vigário Geral; Coordenador Diocesano de Pastoral; Ecônomo; Representante dos Presbíteros; Vigários forâneos e dois representantes leigos de sua forania; Um seminarista da Teologia; O representante dos religiosos; Diácono permanente; Secretária do Conselho (Adriana Assis Lancetti); Secretário diocesano de Pastoral (Cláudio Guimarães Pereira); Assessor eclesiástico de cada movimento e pastoral, assim como os respectivos padres que dirigem espiritualmente os grupos.
Coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos. O evento é fechado para representantes.