O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) vai realizar neste sábado, dia 08, uma reunião que deve contar com a presença de representantes dos presbíteros, religiosos, paróquias, pastorais e movimentos atuantes na Diocese. O evento vai ter início às 08:30 horas e vai acontecer na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del Rei.
Segundo a carta convite, o evento vai buscar refletir a recente exortação apostólica “Dilexi te” do Papa Leão XIV, sobre o amor para com os pobres. Neste documento, o Santo Padre recorda que “no rosto ferido dos pobres encontramos impresso o sofrimento dos inocentes e, portanto, o próprio sofrimento de Cristo.” (…) “A fé que não se traduz em amor concreto corre o risco de se tornar palavra vazia”. A exortação desafia a viver a fé de modo que ela se evidencie no cuidado pelos mais frágeis, tornando-se serviço e presença concreta. Como Igreja particular, somos chamados a responder ao apelo: “A condição dos pobres representa um grito que, na história da humanidade, interpela constantemente a nossa vida, as nossas sociedades, os sistemas políticos e económicos e, sobretudo, a Igreja”.
Refletir essa temática em meio ao Conselho Diocesano de Pastoral se faz importante, afinal, o documento coloca frente à identidade pastoral da Igreja: não apenas anunciar o Evangelho, mas viver o Evangelho, com preferência pelos pobres e excluídos. Além, claro, de ajudar a pensar as práticas da Diocese — de atenção aos pobres, às periferias, àquilo que se faz por compaixão e justiça — como parte integrante da missão da Igreja, e convocar a todos a revisar se os planos de pastoral (catequese, liturgia, serviço social, evangelização) incorporam essa dimensão da “Igreja pobre para os pobres”, como caminho de fidelidade ao Senhor.
O Conselho Diocesano de Pastoral é um órgão consultivo na Igreja Particular e muito recomendável pela relevância de sua finalidade, conforme se verifica no cânon 511 do CDC. Ao Conselho Pastoral “compete, sob a autoridade do bispo, examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese e propor conclusões práticas sobre elas”.
O Conselho é formado pelo Bispo diocesano; Vigário Geral; Coordenador Diocesano de Pastoral; Ecônomo; Representante dos Presbíteros; Vigários forâneos e dois representantes leigos de sua forania; Um seminarista da Teologia; O representante dos religiosos; Diácono permanente; Secretária do Conselho; Secretário Diocesano de Pastoral; Assessor eclesiástico de cada movimento e pastoral, assim como os respectivos padres que dirigem espiritualmente os grupos. Coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos. O evento é fechado para representantes.






