Pela 6ª vez a Forania Nossa Senhora do Pilar realizou a proposta da Caminhada Penitencial junto da comunidade. Neste ano o evento foi realizado no último sábado, dia 12 de março, na Paróquia Santo Antônio e Beata Nhá Chica, no Distrito do Rio das Mortes. O evento reuniu representantes das sete paróquias e contou com fortes momentos de fé e práticas quaresmais.
A programação contou com missa e Via Sacra, recordando os últimos passos de Jesus a caminho do Calvário. “A caminhada penitencial realizada no tempo quaresmal é sempre um momento de unidade entre as paróquias que compõem a nossa Forania. Além disso, essa tradicional caminhada sempre é marcada pela profundidade das reflexões quaresmais, especialmente pelo piedoso exercício da via sacra. É uma alegria indescritível, para nós, retomarmos, nesse ano, esse momento de profunda espiritualidade e oração. Nem mesmo o mau tempo ofuscou a fé e piedade com que esse momento foi vivenciado por nós”, pontuou Caroline Carvalho.
E a chuva não atrapalhou mesmo. Segundo Edmeia Alves, o evento foi proveitoso e participativo. “Achei muito bom e participativa. Depois de dois anos de pandemia e isolamento, os fiéis voltaram com mais ânimo e fervor. Mesmo com chuva todos acompanharam com muita alegria e entusiasmo. Foi maravilhoso”.
Toda a reflexão foi mesclada com a temática da Campanha da Fraternidade 20221, “Fraternidade e Educação”. Segundo o vigário forâneo e pároco da Paróquia de São José Operário, padre Vinícius Idefonso Campos, a caminhada busca proporcionar aos fieis uma das práticas mais importantes da quaresma: a oração. “Através da oração que se manifesta na reza e meditação da Via-Sacra nós, como forania, nos fortalecemos ao testemunhar a nossa fé publicamente. Uma vez fortalecidos no exercício da Via-Sacra caminhamos na quaresma realizando a caridade e a penitência como forma de vencer os vícios e nos aproximarmos mais de Deus”.
A Forania é composta pelas paróquias: Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, São José Operário, Senhor Bom Jesus do Monte, São Francisco de Assis, São Sebastião da Vitória, São Miguel Arcanjo no Cajuru, Santo Antônio e Beata Nhá Chica e Nossa Senhora da Conceição, de Conceição da Barra de Minas.
Fotos: Nilton