A sabedoria na visão bíblica

Constatamos que a palavra “sabedoria” advém do grego sophia e significa excelência mental no sentido mais pleno. Portanto, sabedoria inclui não apenas o conhecimento, mas a habilidade e o julgamento para aplicar tal conhecimento às circunstâncias e situações da vida.

Os filósofos gregos nos são muito conhecidos pela filosofia e retórica, porém, mesmo cercados de muitas evidências a respeito da sabedoria divina no mundo natural (Rm 1,20), não possuíam o conhecimento de Deus, ou a verdadeira sabedoria.

Por sua vez, no mundo moderno, a ciência tem posição mais honrada do que a bondade, a sabedoria é menos procurada que o conhecimento e os considerados sábios proferem palavras que estão longe da verdade. Já a visão bíblica nos propõe a sabedoria que nos vem de Deus.  “O temor do Senhor é o princípio do saber” (Pr 1,7). Quem rejeita a fé no Deus pessoal e não se comporta eticamente não é sábio (Sl 14,1; 1Tm 6,20; 2Pd 3,3-5).

A sabedoria nos propõe três recompensas quando agimos sabiamente: “riqueza“, “honra” e “bens duráveis” (Pr 8,18). Nas riquezas que ela oferece são os tesouros imperecíveis acumulados no Céu (Mt 6,19-21). No entanto, a prosperidade material pode tornar-se uma armadilha (1Tm 6,9.17.18). A honra é muito estimada pela sociedade tanto quanto as riquezas. No entanto, a sabedoria nos dá a honra perante Deus (1Sm 2,30).

A revelação de Deus nos provê de sabedoria. “O Teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo” (Sl 119,98). As Escrituras Sagradas nos dá a sabedoria “para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2Tm 3,16). Somos aconselhados a buscar sabedoria constantemente para sermos exitosos e perseverantes nas provações. Assim vamos pedi-la a Deus, com sinceridade de coração, para que nos guie em nossas decisões (Tg 1,5).

Muitas vezes ficamos decepcionados diante dos problemas mal resolvidos, todavia a partir do olhar dos cristãos vamos enxergar a vida como Deus quer que a vejamos. Somos ungidos pelo Espírito Santo, dom de Deus, para agir com sabedoria diante das tentações (veja Lc 4,1-13).

Portando, se alguém pede a Deus sabedoria, com sinceridade de coração, Ele “a todos dá fartamente”. “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento” (Pr 2,6). Por meio de Sua Palavra Sagrada, Ele nos encoraja nas provas atemorizantes e difíceis; e, devido a visão celestial que essa sabedoria traz, podemos ter “por motivo de toda alegria” ao passarmos por problemas (Tg 1,2).

Enfim, o nosso Deus é generoso, justo e amoroso. Por ser justo, o Senhor está sempre disposto a atender o desejo dos que O temem. Deus é generoso por ser Deus (Jo 3,16), de modo que O adoramos com humildade, pedindo Sua sabedoria a cada dia. Deus fica feliz ao prover-nos da sabedoria. Quando alguém a busca, Deus atende ao pedido sem hesitar.