Sala cheia marca retorno do Curso de Teologia para leigos em São João del-Rei

Teve início na noite de segunda-feira, 03, o Curso de Teologia para leigos, na Paróquia São Francisco, em São João del-Rei. A ação já é realizada há 10 anos e tem o objetivo de oferecer aos alunos e alunas uma formação básica de teologia com seus embasamentos históricos, espirituais e pastorais, qualificando agentes de forma sistemática para os vários serviços nas comunidades. O curso proporcionar aos participantes uma maior articulação entre a fé e compromisso social.

O projeto abrange disciplinas como Teologia, Bíblia, História da Igreja, Ética Cristã, Cristologia, Mariologia, Eclesiologia, Direito Canônico, informações sobre o Concílio Vaticano II, Liturgia, Sacramentos, Catecismo da Igreja Católica, Catequética, Pastoral da Igreja, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Escatologia, Pneumatologia, Moral Familiar e Religiosa e Teologia da Graça.

“Após o Concílio Vaticano II os leigos estão sendo chamados a se formar e se informar, a dar razão à sua fé. A formação do leigo possibilita um melhor entendimento da Bíblia como Palavra inspirada e em seu contexto histórico, bem como da Igreja, da Liturgia e dos Sacramentos, promovendo um aprofundamento da fé”, explica Carmen Lúcia Calvo, uma das organizadoras do curso.

Durante a aula inaugural, padre Roberto Marcelino, assessor do Leste 2 da CNBB, refletiu sobre as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Para o sacerdote, o processo de evangelização não se faz no espontaneísmo, exige fé e racionalidade e há uma dupla contemplação: do Jesus Cristo e da realidade. “A missão deve ser uma constante na vida do cristão. O que cristão não precisa sair do seu espaço para fazer missão. Ele deve viver um estado permanente de missão”, explica.

Com a duração de três anos, o curso conta com a participação de padres, freis e professores universitários para ministrar temas, estimular debates e estudos. Para os interessados, ainda possui vaga. Basta procurar a secretaria paroquial, ao lado da Matriz Nossa Senhora de Lourdes, ou ligar no (32)3371-1127. As aulas acontecem toda segunda-feira, de 19h às 21hs, no Salão Irmão Sol. A matrícula e as mensalidades custam R$35,00.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).