Salesianos divulgam novidade no processo de beatificação do são-joanense Dom Antônio Lustosa

Foi entregue na última terça-feira, 27 de abril, na Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, o volume da “Positio super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis” do Servo de Deus Antônio de Almeida Lustosa, SDB, arcebispo de Fortaleza/CE e  natural de São João del-Rei. Mais um passo no caminho de canonização.

A “positio” teve como relator o monsenhor Maurizio Tagliaferri; como postulador o padre Pierluigi Cameroni, SDB; e como colaboradora a doutora Cristiana Marinelli. Os elementos estruturais da “positio” são: uma breve apresentação pelo relator; a “informatio super virtutibus”, ou seja, a parte teológica, na qual se demostra a vida virtuosa do Servo de Deus (SdeD); os dois “Summarium”, com as provas testificantes e documentais; a “Biographia ex Documentis” (biografia dos documentos mencionados); as últimas sessões e o aparato iconográfico.

SOBRE DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA

Natural de São João del-Rei, Dom Antônio de Almeida Lustosa nasceu no dia 11 de fevereiro de 1886. Ingressou na congregação dos Salesianos no dia 29 de janeiro de 1905, ordenando presbítero em 28 de janeiro de 1912, na cidade de Taubaté/São Paulo. Como padre salesiano, ensinou filosofia, teologia, foi mestre de noviços, diretor e vigário.

Sua Ordenação episcopal aconteceu no 11 de fevereiro de 1925 e teve como lema “Sub Umbra Alarum Tuarum” que vem do latim e significa “Debaixo da sombra de Tuas asas”. Faleceu em Carpina, Pernambuco, no dia 14 de agosto de 1974, aos 88 anos.

Informações: boletimsalesiano.org.br

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).