Salesianos divulgam novidade no processo de beatificação do são-joanense Dom Antônio Lustosa

A Arquidiocese de Fortaleza, através de uma comissão específica, busca a beatificação e canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa, salesiano são-joanense. No último dia 14 de outubro, comemoração mensal do Servo de Deus, foi apresentado uma atualização do atual ponto em que está o processo em Roma.

No Portal Oficial da Inspetoria Salesiana de Recife, o Promotor e Colaborador do caso no Brasil, Padre Sérgio Lúcio Alho da Costa, anunciou, com alegria, a conclusão da redação da Positio (documento oficial em que se apresentam a vida e as virtudes evangélicas do candidato para beatificação e canonização, bem como todos os documentos relativos à causa). Trabalho em grande parte feito pelo padre José Ferreira, SDB, e ajustado na fase final pelo monsenhor Mauricio Tagliaferri e a doutora Cristina Marinelli.

Outra boa notícia é que, finalmente, foram achados os últimos documentos que faltavam ao processo, isto é, atestado das ordens sacras menores (achado em Barbacena, MG) e atestado de óbito (achado em Carpina, PE).

Concluída ainda neste mês de outubro de 2020 essa revisão final, a positio segue novamente para Roma, onde será publicada e apreciada por uma comissão apontada pela Congregação para a Causa dos Santos, dicastério Vaticano, que fará a leitura e análise de todo o conteúdo. Uma vez que a Comissão vaticana dê o placet (aprovação) automaticamente, dom Antônio de Almeida Lustosa será oficialmente declarado venerável.

Sobre Dom Antônio de Almeida Lustosa

Natural de São João del-Rei, Dom Antônio de Almeida Lustosa nasceu no dia 11 de fevereiro de 1886. Ingressou na congregação dos Salesianos no dia 29 de janeiro de 1905, ordenando presbítero em 28 de janeiro de 1912, na cidade de Taubaté/São Paulo. Como padre salesiano, ensinou filosofia, teologia, foi mestre de noviços, diretor e vigário.

Sua Ordenação episcopal aconteceu no 11 de fevereiro de 1925 e teve como lema “Sub Umbra Alarum Tuarum” que vem do latim e significa “Debaixo da sombra de Tuas asas”. Faleceu em Carpina, Pernambuco, no dia 14 de agosto de 1974, aos 88 anos.

Informações: boletimsalesiano.org.br

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).