Salesianos se reúnem em Barbacena para Capítulo Inspetorial da ISJB

Começou nessa segunda-feira, 25, na cidade de Barbacena, o 20º Capítulo Inspetorial da inspetoria São João Bosco (ISJB). O encontro foi aberto pelo inspetor da ISJB, padre Orestes Fistarol.

“Tenhamos consciência de que as decisões sobre o futuro de nossa Inspetoria em grande parte estão sob a nossa responsabilidade. Sentindo-nos Igreja, cientes que temos um rico carisma para nela partilhar, queremos continuar sendo sinal do amor misericordioso de Deus dando a nossa colaboração para ajudar a saciar os jovens famintos de pão, de amor, de fé, de família, de conhecimento, de esperança, de sentido para a vida”, disse padre Orestes durante seu discurso.

Logo após a abertura, foi realizado um momento de reflexão, seguido de uma celebração Eucarística, presidida pelo inspetor e concelebra pelos padres Antônio Cipriano e Lauro Shinohara. Durante a homília, padre Orestes ressaltou a missão dos salesianos em anunciar o Evangelho e continuar as obras de Jesus. “Podemos nos perguntar: qual foi a última vez que parei, dei atenção, escutei, acompanhei, orientei um jovem dentro de minha casa salesiana? Este é o maior dom que eles esperam de nós consagrados”, disse ele recordando que os jovens têm o direito de fazer experiência de fé pessoal e grupal nas obras.

Sobre o Capítulo Inspetorial

O Capítulo Inspetorial, de acordo com o artigo 170 das Constituições Salesianas, “é a reunião fraterna em que as comunidades locais reforçam o sentido de pertença à comunidade inspetorial, mediante a solicitude comum pelos problemas gerais. É também a assembleia representativa dos irmãos e das comunidades locais”. Participam do evento inspetor, conselheiros, diretores, delegados das comunidades e dos irmãos, além de alguns convidados.

O CI20 Terá como tarefas: analisar o estado da Inspetoria; atuação do CG27 e redesenho das presenças salesianas da Inspetoria; rever e aprovar o Diretório Inspetorial; celebrar os jubileus de vida salesiana e de ordenação presbiteral de salesianos.

Representnado a Diocese

Representando a congregação salesiana de São joão del-Rei, padre Roberto Modesto destaca a importância de eventos como este para a “revitalização das obras na paróquia junto aos leigos e jovens”.

O encontro segue até a próxima quinta-feira, dia 28.

Colaboração: padre Roberto Modesto