São Camilo é festejado na Diocese

Foi com muito respeito, carinho e oração que a Diocese de São João del-Rei celebrou na última sexta-feira, 14, a memória de São Camilo de Lellis, religioso italiano, fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) e protetor dos enfermos e hospitais. A comemoração é direcionada, principalmente, aos agentes da Pastoral da Saúde e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE).

“Há alguns anos o padre Antônio Claret Albino (pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em São João del-Rei), numa iniciativa única, deu a ideia de celebrar o Dia de São Camilo de Lellis, convidando outras paróquias da Diocese. Assim que surgiu a festa”, explica Heloísa Pereira, coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde.

A festa contou com a presença do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, que presidiu a Santa Missa juntamente com Padre Rogério Antônio Zanola. Com a espiritualidade voltada para a humildade e a caridade, que São Camilo de Lellis, nos ensinou por suas obras, a celebração contou com a entrada de imagem de São Camilo de Lellis, preparada por crianças, Lucas Lellis Lara, Bernardo, Jonas e Vitor. Foi momento de grande emoção e vivência da fé pelas crianças.

“São Camilo de Lellis, é padroeiro dos hospitais, médicos, enfermeiros, agentes da Saúde, enfermos e também da Pastoral da Saúde. Esse dia é celebrado em conjunto com a MECE, porque os Ministros e Pastoral da Saúde tem um diretor espiritual em comum da Diocese, que é o padre Rodrigo Coimbra Ladeira. É esperada a presença de todos”, explica Heloisa.

São Camilo de Lellis (1550- 1614) é o santo padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde. Ficou célebre seu grito, junto aos profissionais da saúde de sua época (século XVI), que ainda hoje, não perdeu a atualidade “mais coração nas mãos, irmão”.