São-joanenses se preparam para festa em honra à Nossa Senhora do Carmo

O mês de julho chega trazendo a tradicional festa em honra a Nossa Senhora do Monte Carmelo, arrastando milhares de fiéis pelas ruas do centro histórico de São João del-Rei. Tendo como tema central “O Magnificat, expressão perfeita da entrega vocacional da Virgem Maria, a Mãe do Carmo, como graça e missão”, a programação este ano conta com missas, novenário, coroação, recitações do terço, procissões e entrega do escapulário.

A devoção à Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no monte Carmelo, na Palestina, Terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias, que se estendeu ao mundo todo. A palavra Carmo corresponde ao monte do Carmo ou Monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. A palavra Carmo ou carmelo significa jardim.

Segundo a iconografia popular, Nossa Senhora do Carmo aparece com os braços estendidos, oferecendo o escapulário. “Não é um amuleto, mas um sinal de salvação. Significa estar cobertos pela sua graça, pelos seus dons”, explica padre Antônio Claret.

Veja a programação: