São João del-Rei prepara festejos à Virgem do Carmo

O mês de julho chega trazendo a tradicional festa em honra a Nossa Senhora do Monte Carmelo e este ano, mesmo havendo restrição no numero de participação presencial nas celebrações, milhares de fiéis devem acompanhar a programação de suas casas, à partir do dia 07, através de vídeo transmissões pelos meios de comunicação, seja pelo Facebook\Ordem Carmelitana ou YouTube /Ordem Carmelitana.

Este ano a festa terá como tema “São José, pai adotivo de Jesus, esposo de Maria e padroeiro da Igreja”. Entre os dias 07 a 15 de julho haverá celebrações de missas às 6h e 15h. Às 18 horas, recitação do Santo Terço seguido de missa e novena solene. No dia 15 haverá a tradicional homenagem à Virgem Maria com o rito da coroação.

No dia 16 de Julho, dia dedicado a Virgem do Carmo, a programação começa cedo com diversos horários de missa. Dom José Eudes Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, vai presidir a missa solene às 10 horas. Durante todo o dia o Santíssimo Sacramento ficará exposto para adoração dos fiéis, sendo respeitadas as normas de prevenção ao Covid-19. O mesmo mais ocorrer com a imagem da Virgem Maria.

A devoção à Nossa Senhora do Carmo teve origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no monte Carmelo, na Palestina, Terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias, que se estendeu ao mundo todo.

A palavra Carmo corresponde ao monte do Carmo ou Monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. A palavra carmo ou carmelo significa jardim.

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).