São João del-Rei promove festa em honra a Nossa Senhora das Mercês

A estação da primavera chega em São João del-Rei trazendo homenagens a mais bela rosa da cidade: Nossa Senhora das Mercês. Iniciada no dia 15 de setembro, a festa segue com grandes manifestações de fé até o dia 24. Se olhar no dicionário, a palavra mercê possui diversos significados. Um deles diz que mercê é um favor, um benefício, podendo associar a Maria, que doa benefícios aos seus filhos, devotos. Outro significado já se remete a disposição que Maria de coloca diante de seus filhos, principalmente, na intenção de aproxima-los de Jesus Cristo.

Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a São Pedro Nolasco, em Barcelona, dando-lhe a missão de libertar os cristãos cativos, transformando o trabalho que já fazia numa ordem religiosa que se espalhou por todo o mundo. A ordem chegou em São João del-Rei em 1740 e se intensificou no início do século XX, com a chegada da congregação para o serviço de saúde no Hospital Nossa Senhora das Mercês.

Até hoje a devoção ao título mariano é presente na vida dos são-joanenses. Segundo o bispo, é uma oportunidade para reforçar o compromisso de cristão. “A festa de Nossa Senhora das Mercês nos recorda esse importante dado da nossa fé: temos um Deus que é Pai amoroso e que não tolera a escravidão dos seus filhos. Mas, para libertá-los da escravidão, não quer agir sozinho. Conta com a colaboração humana. Essa festa pede de todos nós um renovado compromisso de conversão que implica em rompimento com o pecado e opção firme por viver na Graça de Deus“, pontua o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Seguindo as palavras, Dom Eudes também reforça o compromisso do cristão e faz um convite aos devotos. “Humildemente olhemos para a Virgem das Mercês, a Redentora dos cativos, e peçamos fervorosamente sua intercessão. Reconheçamos a nossa condição de pobres pecadores que precisam da redenção de Cristo. Peçamos a graça da vitória sobre aqueles pecados que mais nos escravizam”, conclui.

Promovido pela mesa administrativa da Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês, a festa, este ano, terá como tema a Carta Encíclica do Papa Bento XVI «Spe salvi» sobre a Esperança Cristã. Já o lema é “Santa Mãe das Mercês, ensinai-nos a esperar convosco” e vai contar com a presença de Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, Bispo da Diocese de Camaçari – BA; Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – RJ; Dom Geraldo de Paula Souza, C. Ss.; Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói; Padre Javé Domingos da Silva, Reitor do Seminário Diocesano São Tiago e Vigário Paroquial da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar; Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo da Diocese de Nova Iguaçu – RJ.

A programação da festa consiste com a novena em honra a Nossa Senhora das Mercês que segue até o dia 23. Segundo o pároco, Monsenhor Geraldo Magela, Maria está de braços abertos para acolher e abraçar a todos. “Quanta graça recebemos de Deus, por intermédio de Maria. Ela nos ajuda a fazer a defesa para o bem”, afirma.