São João del-Rei realiza festa para celebrar a Assunção de Nossa Senhora

No dia 15 de agosto, a igreja celebra a festa da Assunção de Maria ao céu em corpo e alma, uma verdade definida como dogma de fé. Em São João del-Rei a tradicional novena em honra à Nossa Senhora da Boa Morte tem início nesta terça-feira, 05, e se estende até o dia 13, antecedendo o ápice das celebrações que serão realizadas nos dias 14 e 15 de agosto.

A devoção ao título da Virgem Maria vem sendo propagada na região desde o ano de 1735, com a criação da Venerável Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte na cidade. Desde então celebra-se o trânsito e a Assunção da Virgem em tradição que segue até hoje.

Frei Jacir de Freitas Faria publicou em 2021 o livro “O medo do Inferno e a Arte de bem morrer”, abordando a devoção apócrifa da “Dormição” de Maria e às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte. Com a proximidade da festa e a importância dela para a vida do cristão católico, qual ensinamento Maria quer nos mostrar?

Em São João del-Rei a Venerável Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte, desde a década de 1730, celebra em tons de piedosa solenidade o Trânsito e Assunção da Beatíssima Virgem Maria aos céus. No contexto do Ano Jubilar de 2025, proclamado pelo saudoso Papa Francisco, com o tema da virtude teologal da esperança, a Virgem Maria se mostra como ‘Estrela de Esperança’, especialmente no fim de sua vida terrena, quando, gloriosamente elevada de corpo e alma ao céu, dogma de fé definido solenemente pela Papa Pio XII há 75 anos, em 1° de novembro de 1950, se torna sinal para todos os cristãos que desejam participar de fato da felicidade eterna junto ao Senhor Jesus Cristo.

Como afirma o Papa Francisco, “com Jesus, além do limiar da morte, há a vida eterna, que consiste na plena comunhão com Deus, na contemplação e participação do seu amor infinito. Tudo o que agora vivemos na esperança, vê-lo-emos então na realidade.” Assim, contemplando Maria na sua santa morte e na sua triunfal assunção, tem-se a certeza que a vida não termina em “um abismo escuro, mas está orientada para o encontro com o Senhor da glória.”
(Bula Spes non confundit).

Sendo assim, a temática da festa deste ano irá perguntar a todos os fiéis: “A vida eterna – o que é?” e vai contar com a presença do Padre Frei Higor Ferreira de Oliveira, ofm, Mestre do Postulantado Franciscano da Cruz de São Damião; Padre Elissandro José Campos de Carvalho, Pároco da Paróquia de Santo Antônio e Bem-aventurada Nhá Chica e Reitor do Seminário Propedêutico São Tiago; Padre Éder Luiz Pereira, Capelão da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Os três serão os responsáveis por abordar e trabalhar a temática durante a Novena Solene.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

https://heyzine.com/flip-book/7686b7a772.html?fbclid=IwQ0xDSwL7AwFjbGNrAvsC4GV4dG4DYWVtAjExAAEe0FlLS9XezsugCe0mv_3PTL1mFZhETK6V-cp1pUDfNJQ55sYR6OYMrWIlZhg_aem_GQjtF20kAKQidQD7iprp4w#page/26