A Igreja Católica celebra nesta terça-feira, 22 de outubro, o Dia de São João Paulo II. A data foi escolhida por marcar o início oficial de seu pontificado, dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Papa.
Para marcar a data, a Comunidade Maria Alves Barbosa, pertencente à paróquia São José Operário, celebrou com festa o padroeiro. O ápice da programação aconteceu no último no sábado, dia 18, com procissão pelas ruas da comunidade, seguido de missa, presida pelo pároco, Padre Rondineli Cristino.
São João Paulo II foi o 264º Papa da Igreja Católica. Nasceu no contexto da I Guerra Mundial, na Cracóvia (Polônia), e desde criança foi um católico fervoroso. Entrou no seminário aos 22 anos, clandestinamente, por conta da invasão comunista em seu país. Foi um dos papas que mais tempo teve de pontificado, quase 27 anos, e se destacou por conta de seu carisma e diplomacia.
Dentre seus principais legados estão: o novo Código de Direito Canônico Latino e das Igrejas Orientais; o novo Catecismo da Igreja Católica; a celebração das Jornadas Mundiais da Juventude; e o maior destaque à devoção Mariana. Passou por grandes provações, como quando baleado, em 1981, os escândalos de pedofilia, lutas dentro da própria Igreja por conta de mudanças, além de sua saúde debilitada (após o atentado). Foi um exemplo de fé, coragem e determinação a todo o povo.
 
								




















