No dia 30 de Setembro é comemorado o Dia do Secretário, data em que a igreja Católica celebra o patrono da profissão, São Jerônimo. O santo foi secretário do Papa São Dâmaso e o auxiliou na tradução da Bíblia para o latim. O secretário paroquial é responsável por acolher e auxiliar na proximidade entre os fiéis e a paróquia, a Igreja.
Pode se dizer que é o “braço direito” do padre, onde atua no planejamento e controle dos registros, organização do trabalho e rotina, na atualização da agenda dos padres. Rosi trabalha há 23 anos na secretaria da paróquia Sant’Ana, em Lavras. Segundo ela, é prazeroso atender as pessoas, ouvir e poder ajudar de acordo com as necessidade. “Sou feliz sim em trabalhar no atendimento. A dificuldade maior é que as vezes algumas pessoas não aceitam algumas normas. Nesse período de pandemia nós adaptamos em um ‘novo normal’ mas tem caminhado bem”.
Ao lado dela trabalha a Sandra, que exerce a função há 28 anos. “Gosto muito do que faço e, colocando amor, tudo se torna mais harmonioso. Tento saber falar e ouvir na hora certa e me esforço ainda mais para manter um bom relacionamento e o bem estar comum de todos. A cada dia uma nova lição de superação. Deus nos renova a todo instante com força e alegria de viver. Por isso caminho com equilíbrio e resiliência”.
Há quem duvide, mas no âmbito religioso também há dificuldades e grandes desafios. Eles estão sempre presentes no dia a dia. “O maior desafio é construir diariamente um ambiente acolhedor, amigo, organizado e respeitoso através do trabalho. Além disso, é necessário, acima de tudo, desenvolver um constante crescimento não só profissional, mas também espiritual. Lidar com cada pessoa exige paciência, disposição e amor ao próximo, valores que construo e aprendo diariamente”, explica Terezinha Ávila, secretária da Paróquia São Francisco há 20 anos.
“Pela secretaria passam, quase que simultaneamente, pessoas felizes para marcar a data do casamento e pessoas tristes que vem marcar a missa de sétimo dia de falecimento de um familiar. Assim, acolher as pessoas nas suas diversas situações é uma virtude necessária. Amo o que faço e busco sempre transformar meu trabalho e minhas atividades em um grande gesto de amor”, destaca.
Para celebrar a data, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, encaminhou hoje cedo, via WhatsApp, uma mensagem comemorativa a todos os secretários paroquiais da Diocese. veja:
“Querido(a) secretário(a), hoje é o grande dia. Quero parabenizar por esse dia e, sobretudo, agradecer pela pela missão que exercem na vida da nossa Diocese, sobretudo nos atendimentos, seja na Cúria, ou nas Secretarias Paroquiais. Essa bela dedicação com o nosso povo de Deus. Agradeço pela vocação de vocês. Sei que não é um trabalho fácil, os desafios são muitos, mas peço que nossa Mãe, Senhora do Pilar, abençoe e proteja todos vocês”.