Semana Nacional da Família tem início neste domingo, 13, em sintonia com o Ano Vocacional

“Família, fonte de vocações” é o tema escolhido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para a Semana Nacional da Família 2023, que começa neste domingo, 13, e segue até o dia 19 de agosto. O tema está em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, que está sendo celebrado até novembro deste ano com a intenção de promover a reflexão, a oração e a promoção das vocações no país.

A Semana Nacional da Família teve origem em 1992 como resposta à necessidade de defesa e promoção da família, cujos valores, já naquela época, eram agredidos sistematicamente na sociedade. Ela sempre acontece a partir do segundo domingo de agosto, quando é comemorado o Dia dos Pais. Desde o início, foi proposta como um momento forte no qual a Pastoral Familiar procura articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar a família na globalidade dos seus aspectos e realidades.

Em sua 32ª edição, a programação temática deve envolver vários grupos de paróquias e comunidades em ações voltadas para trabalhar o tema da família dentro das igrejas e, mais do que isso, dentro da sociedade, a partir da criatividade pastoral e da realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses. A Pastoral Familiar oferece o subsídio Hora da Família Especial, com roteiros de encontros para cada dia da semana, além de uma sugestão de celebração para o Dia dos Pais.

“A presença de sua família será motivo de muita alegria para nós e importantíssima para a congregação das famílias cristãs. Aqui em São João del-Rei vamos iniciar com grande alegria nos reunindo no parque de exposições de São João del-Rei, a partir das 16 h, com uma programação que inclui muita música boa com a banda Átrio, com a fala do professor André Parreira, agente da PF nacional, e vários padres dando uma benção especial para as famílias. Logo após teremos o show com a maravilhosa banda Rosa de Saron”, pontua Liliane Muffato, integrante da Pastoral Familiar.

Confira a programação em algumas paróquias da Diocese: