Seminário celebra 60 anos de criação com missa em Paróquia de Juiz de Fora

Celebrando junto da Paroquial de Nossa Senhora da Cabeça, em Juiz de Fora, o Seminário São Tiago rendeu graças pelos 20 anos que atuou junto da comunidade. Uma missa festiva marcou mais um evento comemorativo dos 60 anos da instituição.

A celebração contou com a presença do reitor, Padre Javé Domingos, de seminaristas, e dos padres Nélio José dos Santos, Rondineli Cristino e Erélis Camilo Resende de Paiva, sendo o último o atual pároco da comunidade.

Segundo Padre Javé Domingos, a Paróquia de Nossa Senhora da Cabeça compõe uma grande importância na história do Seminário Diocesano São Tiago. “O Seminário teve a sua sede em Juiz de Fora na Igreja de São Geraldo, pertencente a esta comunidade que pôde participar e ajudar a vida de nossos seminaristas. Aqui, eles puderam exercer seus trabalhos pastorais, trabalharam e evangelizaram, vivendo momentos muito bonitos. Por isso, o nosso agradecimento e o louvor a Deus por esse dom tão grande que é a Paróquia de Nossa Senhora da Cabeça. E é importante também rever as pessoas que fizeram parte de nossa vida, as histórias, os lugares, para assim celebrar bem a vida. Que Deus seja louvado por essa paróquia”, destaca o sacerdote.

Rutiero carvalho, seminarista diocesano, se sente orgulho e agradecido pelo entrelaçamento da história do seminário com a comunidade paroquial de Juiz de Fora. Para o jovem, os anos de mútuo acolhimento, foram fortes experimentos da bondade de Deus na vida dos seminaristas, seja pelo carinho ou pela proximidade de com os paroquianos.

“Desde os primeiros anos de instalação do seminário junto a essa paróquia, experimentando grandes dificuldades, até o derradeiro dia de nossa partida, não nos faltou o acolhimento e a presença fraterna, mãos e orações que ajudaram a construir a bonita história do Seminário São Tiago. A nossa vida fraterna foi enriquecida e aprimorada no contato com essa paróquia e suas comunidades, pois foram nestes locais que tantas vezes exercemos nosso trabalho pastoral, não somente levando a presença de Cristo mas recebendo seu rosto fraterno e acolhedor pelo rosto e mãos de tantos paroquianos que tornaram nossa caminhada formativa mais amena”, pontua o jovem.

Fotos: Seminário São Tiago