Seminário de São João del-Rei sedia Reunião da Província Eclesiástica

Na manhã da última quarta-feira, 23, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e o Bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Edson Oriolo dos Santos, reuniram-se com os padres que os auxiliam no governo pastoral e na administração das três igrejas particulares. O encontro aconteceu no Seminário São Tiago, pertencente à diocese são-joanense e localizado em Juiz de Fora.

As reuniões da Província Eclesiástica de Juiz de Fora acontecem quatro vezes ao ano, havendo um rodízio entre os locais que as sediam: a ideia é que cada diocese seja a anfitriã de ao menos um encontro. “Esses encontros têm duas finalidades: primeiro, uma finalidade eclesial, no sentido de fortalecer a nossa comunhão, a nossa unidade, a nossa fraternidade, não só dos três bispos, mas também dos padres que colaboram mais proximamente na administração das dioceses. Também é oportunidade de nós analisarmos o nosso Seminário, que reúne alunos das três dioceses, além de alunos de congregações religiosas e de outras dioceses que não pertencem à nossa província. É um momento de colocarmos em comum as experiências da formação do futuro clero”, explicou Dom Gil, referindo-se ao Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

O Bispo anfitrião, Dom José Eudes, ressaltou que as reuniões são oportunidade de colocar em prática a sinodalidade tão pedida pelo Papa Francisco. “Tem que partir de nós esse momento rico de reunião, de partilha, de troca de experiência, vivendo primeiro essa sinodalidade dentro da nossa Província. Isso é muito enriquecedor para todos nós.” No mesmo sentido, Dom Edson Oriolo apontou que os encontros demonstram a preocupação da Província Eclesiástica com a evangelização. “Como província, mesmo sabendo da individualidade da caminhada de cada diocese, nós partilhamos esses trabalhos, o que vai ajudando a fortificar o nosso trabalho, o nosso projeto de evangelização para anunciar o reino dos céus, o reino de Deus.

Entre os assuntos abordados no encontro, estiveram o Mês da Bíblia, celebrado em setembro e que em 2023 dará destaque à Carta aos Efésios, o Mês Missionário e a Semana da Vida, recordadas em outubro. A próxima reunião está marcada para o dia 21 de novembro, na Cúria Metropolitana de Juiz de Fora.

Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br