Seminário Nacional de Catequese inicia nesta segunda-feira, 11

Neste ano de 2022 comemora-se os 30 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, ocorrido em 11 de outubro de 1992. Para promover a recordação acerca do ambiente de recepção do texto do Catecismo, bem como favorecer a ampliação e o aprofundamento de seu conhecimento no Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB tem realizado uma série de eventos comemorativos e formativos.

No próximos dias 11 a 15 de julho, a Comissão realiza o Seminário Nacional de Catequese – já comum nas programações – com o tema “Catecismo da Igreja Católica: 30 anos”. A iniciativa acontece de forma online, com transmissão pelo YouTube da CNBB e da Catequese no Brasilsempre às 19h30.

A semana catequética terá como objetivo aprofundar temáticas presentes no Catecismo em vista de ajudar o Povo de Deus em um maior conhecimento dos ensinamentos da Igreja e da vivência da fé em Cristo Jesus. 

O Catecismo da Igreja Católica (CIC)

O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição sistemática da doutrina Católica publicada no ano de 1992. A apresentação do seu conteúdo está organizada em quatro partes, a saber, a fé professada (a explicação do Credo), a fé celebrada (a apresentação da liturgia da Igreja), a fé vivida (a moral ou exigências dos mandamentos) e a fé rezada (a vida de oração da Igreja).

As bases que fundamentam toda essa apresentação são: a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Esse conteúdo constitui a riqueza do pensamento da Igreja sobre os mais variados assuntos e dimensões da vida da pessoa humana, da Igreja e da sociedade.

Como adquirir o seu?
No site da Editora da CNBB, a Edições CNBB, no link: Catecismo da Igreja Católica.

Fonte: CNBB