Seminário realiza missa nesta quinta-feira, 26, com concessão e admissão de seminaristas

Na próxima quinta-feira, 26, celebra-se o Dia de Ação de Graças. Como cristão, é importante que a conduta incluía, sempre, a gratidão. Dizer “graças a Deus” não pode ser uma coisa monótona, tem que ser uma expressão verdadeira.

Ser grato é uma grande virtude e tem sido praticada, principalmente por dois seminaristas da Diocese de São João del-Rei. Na data que marca o agradecimento, os jovens vão receber a concessão do ministério de leitores. O ministério representa a conclusão de mais uma etapa de formação e permite fazer a leitura na liturgia da santa Missa.

“Neste momento de alegria em minha caminhada vocacional, desejo manifestar minha gratidão ao nosso pastor Dom José Eudes e aos padres que compõem o nosso conselho de Formação, Ordens e Ministérios de nossa diocese por acreditarem em minha vocação e por me permitirem continuar sonhando com o ministério presbiteral”, destaca o seminarista Daniel Josino. Segundo ele, as expectativas são as melhores possíveis, pois, este passo, se torna uma certeza de que Deus o chama e deseja que confirme este chamado através de nossa entrega e doação.

Ronan da Costa também vai ser instituído no Ministério do Leitorado. Para ele, o momento é significativo, de olhar para trás e percebemos que passos firmes já foram dados na caminhada vocacional. “É bom quando passamos por esses ritos dentro do processo formativo, pois eles marcam etapas importantes e necessárias para o nosso crescimento enquanto cristãos e enquanto vocacionados ao sacerdócio ministerial. O ministério do leitorado marca a proximidade que todo aquele que aceita ser discípulo de Jesus e a configurar a sua vida à Dele deve ter da Palavra de Deus, através do estudo, da escuta, da proclamação e da acolhida interior da mensagem divina revelada pelas Sagradas Escrituras”.

A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes e vai acontecer às 10 horas com transmissão ao vivo pelas Redes Sociais da Paróquia do Pilar e pelo site da Diocese. A programação vai contar, ainda, com a admissão dos seminaristas Guilherme, Juliano e Rutiero na etapa da Configuração, quando cursam Teologia.