Seminário São Tiago completa 59 anos em trabalho vocacional na Diocese

O Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, completa neste mês de abril seu 59º aniversário. Para celebrar a data uma missa em Ação de Graças foi realizada na tarde desta quinta-feira, 29. A instituição conta atualmente com 16 seminaristas e 2 formadores, divididos em duas sedes: o propedêutico em São João del-Rei e a casa de formação e estudo de Filosofia e Teologia, em Juiz de Fora.

É no Seminário que tem início o processo de amadurecimento da vida espiritual de um vocacionado ao sacerdócio, por meio de uma rotina de oração individual e comunitária. Com o lema “Christum ferent” (Levarão Cristo) gravado no brasão, a instituição busca mostrar que ali os jovens encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros portadores de Cristo.

Celebração de Ação de Graças

Dentro das comemorações, limitadas devido a pandemia, houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e concelebrada por alguns padres da Diocese. “É bonito ver esses jovens perseverantes e engajados nessa caminhada e nesse discernimento vocacional”, destaca o bispo.

Durante a homilia, o reitor do seminário, padre Javé Domingos pontuou diversos fato e valorizou a história. “Calculamos o período de 59 anos de muitos acontecimentos. Tempo marcado por lutas e vitórias, dificuldades e conquistas. De muitos desafios, de recursos escassos e de uma vida aos limites da simplicidade. O Seminário soube se reinventar e superar com fé e criatividade, permitindo perceber a ação de Deus ao longo do tempo. Hoje é um dia de agradecer, colocar no altar o tempo da Graça de Deus”.

Após a missa houve um momento de partilha e confraternização.

Conheça um pouco mais sobre a vida no seminário são tiago em são joão del-rei:

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).