Seminário São Tiago completa 62 anos de criação

O Seminário Diocesano São Tiago completou nesta segunda-feira, 29, 62 anos de sua criação. Para celebrar a data, uma missa foi presidida na sede do Seminário, em Juiz de Fora, e reuniu padres e seminaristas das demais casas de formação que estudam com o seminaristas diocesanos, assim como leigos amigos e colaboradores. Além da celebração houve, ainda, um momento de confraternização.

A sua criação se deu no dia 29 de abril de 1962, por ato de Dom Delfim Ribeiro Guedes. “Quantas maravilhas vamos percebendo ao longo desses anos de existência do nosso Seminário. Um dos fatores importantes para a criação da Diocese foi o fato da nossa região sempre foi rica em vocações. Grandes foram os esforços para a concretização do sonho do nosso Seminário, ordenado na própria bula papal. O seminário é o coração da Igreja, onde são lançadas as sementes que irão germinar. Homens escolhidos pelo Senhor para trilhar o caminho do discipulado. Rezemos pela perseverança dos nossos seminaristas e pela santificação de todos os vocacionados”, destaca Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei.

Segundo o reitor do seminário, padre Javé Domingos, a data é um grande momento celebrativo e marca grandes histórias. “Calculamos o período de 62 anos de muitos acontecimentos. Tempo marcado por lutas e vitórias, dificuldades e conquistas. De muitos desafios, de recursos escassos e de uma vida aos limites da simplicidade. O Seminário soube se reinventar e superar com fé e criatividade, permitindo perceber a ação de Deus ao longo do tempo. Agora é tempo de agradecer, colocar no altar o tempo da Graça de Deus”.

É no Seminário que tem início o processo de amadurecimento da vida espiritual de um vocacionado ao sacerdócio, por meio de uma rotina de oração individual e comunitária. Com o lema “Christum ferent” (Levarão Cristo) gravado no brasão, a instituição busca mostrar que ali os jovens encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros portadores de Cristo.

A missa foi presidia pelo reitor do Seminário São Tiago, Padre Javé Domingos da Silva.

 

Um divertido bingo marcou a confraternização festiva.