Seminário São Tiago recorda a história e celebra seu 58º aniversário

O Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, completou no mês de abril seu 58º aniversário. Para celebrar a data uma missa em ação de graças foi realizada na capela e transmitida ao vivo pelas redes sociais. A cerimônia, realizada na tarde de quarta-feira, dia 29, foi presidida pelo bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e contou com a presença dos reitores e de outros sacerdotes.

Ao longo desse tempo o Seminário São Tiago formou diversos padres para a Diocese de São João del-Rei, superando inúmeras dificuldades e desafios. Tal história foi reforçada pelo vigário geral, padre Geraldo Magela, durante a homilia. Segundo o sacerdote, o pedido da construção do seminário veio através de São João XXIII, na bula do Vaticano. “Que possamos valorizar o nosso seminário como lugar de oração, estudo e comunhão, assim como nos pede Papa Francisco”.

https://www.youtube.com/watch?v=zWfMogCOejY

O contexto da história

Criado em 1962, o seminário teve início na Casa padre Toledo, na cidade Tiradentes. Em seguida, foi transferido para São João del-Rei, na atual Casa de Pastoral. Na história, conta ainda com a residência no Albergue Santo Antônio, em Juiz de Fora (atrás da capela de São Geraldo, Bairro Fábrica), até chegar o prédio novo na Cohab e o atual prédio em Juiz de Fora.

Com o lema “Christum ferent” (Levarão Cristo), gravado no brasão do Seminário e no coração de todos os padres e seminaristas da Diocese de São João del-Rei, a instituição busca mostrar, a todo instante, aos que vivem à sombra do Seminário São Tiago, que ali encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar, Rainha dos Apóstolos, e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros e verdadeiros portadores de Cristo.

Atualmente o Seminário São Tiago conta com duas sedes  diocesanas, o propedêutico em São João del-Rei e a casa de formação e estudo de Filosofia e Teologia, em Juiz de Fora.