A Diocese de Araçuaí está promovendo a 3ª Ação Missionária com seminaristas, na cidade de Medina/MG, Diocese de Araçuaí . Participam cerca de 60 seminaristas de várias dioceses de mais de Minas Gerais, Goiânia, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná, além da Congregação Missionários dos Sagrados Corações (MSC). Da Diocese de São João del-Rei participam os seminaristas Jordano e Luís, que estão na Etapa da Configuração.
A ação teve início na quinta-feira, 09 de janeiro. Os dois primeiros dias foram formativos, com a assessoria da Irmã Regina da Costa Pedro, do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME) e diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil. Já no domingo, 12, foi iniciada as visitas missionárias nas comunidades urbanas. A programação conta com encontros com famílias, equipes pastorais, círculos bíblicos, adoração ao Santíssimo e terço missionário.
“O encontro com Jesus nos faz descobrir e assumir a vida como vocação e missão, que consiste em dar testemunho do amor de Deus em todas as circunstâncias da nossa vida pessoal, familiar e comunitária e em todos os setores da sociedade. Essa experiência de ação missionária na cidade de Medina nos proporciona entrar em contato com uma realidade desafiadora e inspiradora. Mas para além disso, a missão não pode se restringir à sua dimensão programática, ou seja, à realização de determinadas tarefas em lugares específicos. Antes de tudo, a missão deve ser paradigmática. Deve permear, inspirar e condicionar toda vida da Igreja”, explica o seminarista Jordano Paulo.
Para o seminarista Luís Alberto, a experiência tem sido uma boa oportunidade para iniciar o Ano Santo, proposto pelo Papa Francisco. “Como peregrinos de esperança, viemos a esta região do Vale do Jequitinhonha, não com a pretensão de anunciar um Evangelho desconhecido ao povo que aqui se encontra, mas com a expectativa de encontrar Cristo em cada lar, comunidade e instituição que visitarmos. Que esta missão possa ampliar nosso horizonte eclesial e aprofundar nossa fé no Evangelho, que somos chamados a acolher e anunciar”.
Para o Reitor do Seminário São Tiago, Padre Javé Domingos, tal atividade é uma forma de instigar a missionariedade na vida dos jovens que trilham para o sacerdócio. “Nossos seminaristas se dedicam por duas semanas aos trabalhos de evangelização, de pastoral, de visitas, de catequese ou de qualquer outro serviço que se fez necessário. Com essas experiências missionárias vamos formando cristãos mais conscientes de que o trabalho da Igreja ultrapassa as fronteiras de nossa casa, vai além de nossas terras e de nossa cultura. Onde for necessário, onde houver trabalho e onde houver campo de evangelização nossos presbíteros nossos leigos e nossos consagrados devem se fazer presentes. É uma forma de despertar a consciência de que todos nós batizados somos discípulos-missionários do Cristo Jesus”, conclui.
A 3ª Ação Missionária prossegue até a próxima segunda-feira, dia 20.
Colaboração e fotos: Seminarista Jordano Paulo
















