Seminaristas participam de Congresso Internacional de Educação Católica em JF

A Arquidiocese de Juiz de Fora sediou na última semana o Congresso Internacional de Educação Católica, promovido pela Pastoral da Educação e a Associação Católica de Historiadores (ACH). O evento teve como tema “Educação: riscos, desafios e perspectivas” e contou com a presença de três seminaristas da Diocese de São João del-Rei: Daniel Josino, Diego Ricardo e Ronan Costa Silva.

Reunindo mais de 500 pessoas, entre pais, professores, diretores e alunos, de diferentes cidades, o evento buscava refletir sobre os rumos da educação a luz da Igreja. Na programação, houve momentos de palestras, debates, celebração de missas e orações. “Foi um momento oportuno de pensar e refletir a ação do ensino Católico, dentro das realidades sociais, de família, que estão inseridos os alunos”, explica o seminarista Diego Ricardo, um dos participantes.

Durante o encontro uma presença ilustre marcou a formação. Direto de Roma, Dom Vincenzo Zani, Secretário da Congregação para Educação Católica, deixou uma palavra oficial da Igreja, citando documentos Papais e indicando passos para uma educação Católica onde o Cristo deve estar no Centro das atividades.

No contexto Histórico da Igreja, Dom José Francisco Falcão de Barros, Bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, apresentou uma visão sobre o ensino da Inquisição. Através de uma apresentação didática, ele possibilitou uma fácil intendimento dos congressistas.

Houve oportunidade, também, para se discutir sobre uma visão pastoral da educação Católica. O momento foi guiado por Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares/Pernambuco, que apresentou pistas para uma melhor relação entre aluno, professor, escola e aluno.

O Congresso terminou com oração, em uma celebração de encerramento.