Seminaristas participam de IX Formação Missionária do Regional Leste 2

Setenta seminaristas dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo participaram do IX Formise (Formação missionária para seminaristas). O evento aconteceu entre os dias 24 e 26 de maio, no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora.

Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o encontro foi marcado por diversos momentos de formação conduzidos pelo padre Antônio Niemiec, assessor para ação missionária da CNBB, que refletiu sobre o papel do jovem seminarista na ação missionaria, bem como, sobre a temática do mês missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco por ocasião do aniversário de 100 anos da carta apostólica ‘Maximum Illud’ do sumo pontífice Bento XV de 1919.

Segundo padre Niemiec, o evento é uma oportunidade de reunir representantes de diversos seminários e dioceses para uma reflexão sobre a temática do Mês Missionário Extraordinário, convocado por Papa Francisco para outubro deste ano.

Os seminaristas da diocese de São João del Rei juntos ao pregador do encontro, Padre Antônio Niemec.

Além de palestras, a programação contou com a oração da liturgia das horas, terço missionário e partilha de experiências, além da eleição da nova coordenação do COMISE do regional.

Da Diocese de São João del-Rei estiveram presentes os seminaristas Daniel da Teologia, Luís Alberto e Jonas, ambos da Filosofia. Para quem participou, o encontro foi de grande importância na formação presbiteral, principalmente no que toca ao âmbito pastoral.

“O encontro para mim foi de grande valia, pois acredito que a missão se faz urgente em nossa igreja. Estivemos reunidos ouvindo a voz do Senhor e da Igreja que nos chama a responsabilidade da evangelização. Pudemos trocar experiências com os demais seminaristas e com certeza, reavivamos em nós o mandato de Jesus de uma Igreja em saída”, explicou Daniel.

Os seminaristas da diocese de São João del Rei juntos ao pregador do encontro, Padre Antônio Niemec e à Dom Lanza, referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Leste II.

Informações: Seminarista Daniel / Arquidiocese de Juiz de Fora
Fotos: Seminarista Jonas  / Arquidiocese de Juiz de Fora

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).