Entre os dias 17 e 19 de fevereiro os seminaristas do Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, estiveram reunidos em Retiro Espiritual na Casa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Barbacena/MG. A programação contou com momentos de oração e reflexão, além de proporcionar uma convivência comunitária entre eles.
O evento foi conduzido pelo padre Aurélio Pereira SCJ, Diretor da Fazenda Senhor Jesus, em Lavras/MG (Fazendinha do Padre Israel), que acolhe e ajuda na recuperação de dependentes químicos. “O retiro me proporcionou um aprofundamento espiritual sobre a vida sacerdotal em todos os seus aspectos, graças às palavras do Padre Aurélio. Foi também uma oportunidade de convivência comunitária e recolhimento para dedicar-se à oração, a fim de escutar à voz de Deus que fala nos corações e no silêncio, buscando alimento na Palavra de Deus e nos sacramentos, a fim de prosseguir na caminhada”, testemunhou o Seminarista da etapa do Propedêutico, Lucas Freitas.
Um momento de grande aproveitamento como pontuou Diego, seminarista da etapa da configuração. Segundo o jovem, as palavras do pregador juntamente com as orações proporcionaram um aprofundamento ainda mais no chamado que Deus faz a ele. “Revisitando memórias, raízes, motivações, para poder amadurecer e responder com prontidão a proposta que Deus tem para mim. A Vocação deve ser vista como um presente que Deus tem a nos oferecer. Cabe a cada um de nós ser, também, esse presente de Deus na vida de nossos irmãos”.
Já Giovani Ferreira, Seminarista da etapa do Discipulado, viu a experiência como um verdadeiro kairós. “Foi um tempo propício de recolhimento, orações e reflexões. Momento de avaliar, discernir e reencontrar o amor que me sustenta e me conduz. Momento de voltar a beber na fonte e fortalecer a minha fé para firme seguir na caminhada de serviço e entrega à Igreja”.
Além do pregador, os seminaristas também contaram com a companhia do Padre Elissandro Carvalho, diretor espiritual do seminário São Tiago.














