Na manhã deste sábado, 9 de agosto, a Diocese de São João del-Rei viveu um momento de alegria e esperança com a instituição de quatro seminaristas da Etapa da Configuração (Teologia) no Ministério de Leitor. Após ouvir o parecer do Conselho de Formação, Ordens e Ministérios, o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, aprovou o pedido de admissão do seminarista Gabriel Antonio da Silva (Itutinga – Paróquia Santo Antônio de Pádua), do seminarista Jeferson Djalma Coimbra (Dores de Campos – Paróquia Nossa Senhora das Dores), do seminarista Jordano Paulo Magalhães Fuzatto (São João de-Rei – Paróquia Imaculada Conceição) e do seminarista Luís Alberto dos Santos (Resende Costa – Paróquia Nossa Senhora da Penha).
A celebração, realizada no Seminário Propedêutico, foi presidida por Dom José Eudes e contou com a presença de alguns sacerdotes, entre eles o padre Javé, reitor do Seminário, e o padre Elissandro, reitor do Propedêutico. Familiares dos seminaristas também participaram, testemunhando este passo importante na caminhada vocacional dos seminaristas.
O Ministério de Leitor marca o compromisso de servir à mesa da Palavra, assumindo a proclamação oficial das leituras nas celebrações litúrgicas (exceto o Evangelho) e colaborando na organização da catequese e na orientação da assembleia. Com raízes nos primeiros séculos do cristianismo, este ministério fez parte das chamadas “ordens menores” até que, em 1972, o Papa São Paulo VI, no Motu Proprio Ministeria Quædam, lhe conferiu a atual configuração, preservando sua importância na missão evangelizadora da Igreja.
Para o seminarista Jordano, este é um ministério que alimenta e fortalece a própria vocação: “O Ministério de Leitor é aquele que nos faz crescer, pois é a Palavra que nos faz crescer. Nesse sentido somos chamados a nos dedicar à Palavra e ao serviço”.
Na mesma alegria, o seminarista Luís destacou que esse compromisso não é apenas uma função litúrgica, mas um chamado: “Com alegria e fé, recebi da Igreja o Ministério de Leitor. Que a acolhida, o testemunho e o anúncio da Palavra sejam sempre uma constante em minha caminhada vocacional e no meu seguimento como discípulo”.
Com gratidão e esperança, o seminarista Gabriel vê neste momento um passo concreto rumo ao sacerdócio: “Acolho este chamado com gratidão e esperança, certo de que cada passo desta caminhada me aproxima do sonho de servir como sacerdote, anunciando o Evangelho de Cristo com a voz e, sobretudo, com a vida”.
O seminarista Jeferson, por sua vez, expressou sua ação de graças e o desejo de viver intensamente este serviço: “Rendo graças a Deus por ter recebido o Ministério dos Leitores em mais esta etapa do caminho formativo para a vida presbiteral. Que Ele me inspire a amar cada vez mais a Palavra de Deus e a anunciá-la com alegria e entusiasmo”.
Ao final da celebração, Dom José Eudes exortou a comunidade diocesana a rezar pelos novos leitores e por todas as vocações, para que nunca faltem operários na messe do Senhor. Dom José Eudes também anunciou importantes nomeações para a Câmara Eclesiástica de Instrução Processual da Diocese: padre Elissandro José Campos de Carvalho assumirá o ofício de Juiz Instrutor e a Sra. Lusinea Aparecida dos Santos, o ofício de Notária. Acesse a matéria completa sobre as nomeações clicando aqui.



















