Seminaristas relatam experiência na JMJ em Lisboa, Portugal

O peregrino mais ilustre da Jornada Mundial da Juventude está em Lisboa espalhando mensagens de fé e grandes exemplos. Papa Francisco desembarcou na capital portuguesa na última quarta-feira, 02, e já realizou diversas visitas, reuniões e concedeu bênçãos. O pontífice o reuniu mais de 500 mil jovens para o maior evento juvenil da Igreja Católica.

32 jovens da Diocese de São João del-Rei estão participando do evento, dentre eles, representantes de pastorais e movimentos juvenis, assim como seminaristas diocesanos e padre Samuel Detomi.

Segundo o seminarista Giovani, a vivência neste período de Jornada Mundial da Juventude tem sido um verdadeiro Kairós. “Tempo em que os jovens do mundo inteiro se encontram com o Papa para juntos rezar, cantar, louvar e bendizer o nome de Jesus Cristo. Momento ricos de profunda catequese, reflexões e de encontro com Jesus. ‘Seu som ressoa e se espalha por toda terra”. Em qualquer lugar que se passa, ouve-se cantos de alegria e louvor a Cristo. Uma multidão com alegria, são verdadeiros testemunhas Cristãos'”.

Outros seminaristas também gravaram seus testemunhos e relataram a experiência em Lisboa. Ouça!

O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39). Nesta sexta-feira, 04 de agosto, vai acontecer a Via-Sacra. A Vigília está prevista para a noite sábado, dia 05 de agosto.

O ápice da programação será a Missa de Envio, presidida pelo Papa Francisco, que vai ser celebrada no domingo, dia 06.

A Jornada Mundial da Juventude foi idealizada pelo falecido Papa João Paulo II para jovens católicos na adolescência ou no início dos 20 anos e é realizada a cada dois ou três anos em uma cidade diferente. Esta será a primeira desde 2019 devido à pandemia de COVID-19.