Seminaristas são instituídos ao Ministério do Acolitado no dia de São João Maria Vianney

No dia em que a Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, padroeiro dos sacerdotes, dois seminaristas da Diocese de São João del-Rei foram instituídos ao Ministério do Acolitado: Ronan da Costa e Daniel Josino. Dom José Eudes Campos do nascimento, juntamente com diversos padres, participaram da Santa missa direto da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Além de celebrar o Dia do Padre, a data foi marca por muita alegria, principalmente pelos jovens vocacionados. Se trata do ministério dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote no altar e na distribuição do Pão. “Com o ministério do acolitado, sinto-me mais do altar do Senhor, chamando-me a servi-lo com amor, zelo e seriedade. Ele me pede para que eu intensifique minha vida sacramental, tendo uma espiritualidade eucarística ainda mais intensa, servindo ao altar, aos enfermos, à comunhão eclesial e ao aprofundamento litúrgico”, explica Ronan.

Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro de eucaristia extraordinário de modo mais permanente na diocese. Com o Acolitado, o seminarista é permitido auxiliar na preparação do altar durante a Celebração Eucarística, na distribuição da Sagrada Comunhão e também na purificação dos vasos sagrados após a comunhão.

O Ministério de Acólito, no contexto da formação sacerdotal, é um importante passo junto com o Ministério de Leitor. Eles apontam para a proximidade da conclusão do período de formação e introduzem o seminarista já no contexto da celebração. Este novo passo aponta para os graus futuros do Sacramento da Ordem: o Diaconato e o Presbiterado e os inserem diretamente na missão e no serviço da Igreja. “Esse passo é muito importante, pois nos ajuda a confirmar nossa adesão ao chamado do Senhor e dizer sim ao serviço da Igreja. Por isso, é também um momento de gratidão”, explica Daniel.

Confira a celebração, na íntegra!

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).