Em janeiro de cada ano, o Setor Juventude convoca todos os grupos juvenis a celebrar a Missa de Abertura, com o intuito de reunir os jovens, em suas respectivas paróquias, em torno da Mesa da Palavra e da Eucaristia, pedindo as bênçãos de Deus para as atividades do novo ano. Além de ser um momento de Ação de Graças pelos frutos colhidos no ano anterior. A celebração também promove a unidade na diversidade, reforça o protagonismo da juventude e o engajamento eclesial dos jovens. É também um momento para fazer memória de São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude, cuja festa se celebra no dia 31 de janeiro. Neste ano jubilar de 2025, marcados pelo tema “Peregrinos da Esperança”, a Missa também convida os jovens a renovarem sua fé e compromisso com o Evangelho, fortalecendo sua caminhada como Igreja sinodal e em saída.
“Iniciamos os eventos do Setor Juventude sempre com as Missas de Abertura, que são realizadas a nível paroquial, nas paróquias de nossa Diocese. O evento é organizado pelos grupos e movimentos juvenis de cada uma. É um momento muito importante para promover o protagonismo juvenil em cada paróquia, com uma celebração voltada a juventude em que eles são convidados a estar a frente. Por isso é tão importante a participação ativa e envolvimento dos jovens nesse momento que, consequentemente, chama a atenção, também, de novos jovens para o grupos, além de homenagear São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude, Padroeiro do Setor e exemplo de doação à Evangelização dos jovens”, explica a coordenadora do Setor Diocesano de Juventude, Mariana Santos.
Nesse ano, as celebrações vão acontecer entre os dias 25 de janeiro e 02 de fevereiro. Para auxiliar na liturgia da celebração, o Setor Diocesano de Juventude disponibilizou um Material de Apoio para a Missa de Abertura 2025.






