Setor Juventude do Regional Leste 2 realiza encontro de líderes e colaboradores em BH

Aconteceu entre os dias 31 de maio a 02 de junho, no Recanto São José, na cidade de Belo Horizonte, um encontro formativo voltado para representantes do Setor Juventude, realizado pelo Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Organizado por Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo referencial para as juventudes do Leste 2, o evento reuniu líderes e colaboradores engajados em promover a integração e o desenvolvimento das juventudes em suas respectivas comunidades.

O encontro foi marcado pela presença de palestrantes renomados e pela rica troca de experiências entre os jovens das diversas dioceses de Minas Gerais. Padre Antônio SDB (Toninho), um dos assessores para os serviços com as juventudes da CNBB, foi um dos grandes destaques, ministrando palestra sobre os documentos da Igreja que aborda o tema sobre as juventudes. Sua exposição relatou desde a carta encíclica DIVINI ILLIUS MAGISTRI, que fala sobre a Educação Cristã da Juventude, escrita pelo Papa Pio XI no ano de 1929, até o documento ao seu lado, que é o mais recente plano pastoral juvenil da Igreja no Brasil.

Um segundo destaque foi a presença do psicólogo Alex, do Instituto Chiara Luce, que compartilhou suas perspectivas e conhecimentos sobre a saúde mental e emocional dos jovens. Com uma abordagem sensível e esclarecedora, trouxe à tona questões cruciais como a saúde emocional e a prevenção do suicídio, proporcionando insights valiosos para todos os presentes.

“As reflexões e aprendizados compartilhados durante este encontro foram cruciais para a troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas juventudes em nossas dioceses. As palestras do Padre Toninho e do Psicólogo Alex trouxeram insights valiosos, complementando o que já havia sido discutido na conferência do ano anterior. Além disso, a interação entre os participantes permitiu uma visão mais abrangente da realidade das juventudes, promovendo a integração e colaboração entre os diferentes setores. Este encontro certamente impulsionará o desenvolvimento de novas estratégias e ações em prol do bem-estar e desenvolvimento dos jovens em nossas comunidades, reforçando o compromisso de oferecer suporte e orientação para as gerações futuras”, destaca o seminarista Giovane.

O encontro propiciou, também, um momento de interação entre grupos, no qual foi possível discutir a realidade das Juventudes, promovendo uma troca de ideias e experiências fundamentais para o entendimento mais profundo das necessidades e desafios enfrentados pelos jovens hoje em dia. Membros que compõe as províncias tiveram a oportunidade de se reunir e compartilhar suas atividades e planos de trabalho voltados para as Juventudes, fortalecendo assim a integração e colaboração entre os diferentes setores.