Setor Juventude se reúne para planejar DNJ 2021

Com o objetivo de estruturar um dos maiores eventos juvenis da diocese, o DNJ, o Setor Diocesano de Juventude se reuniu na noite de quinta-feira, 16, juntamente com o bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e o padre assessor, padre Clayton Nogueira. O encontro online contou com partilhas e propostas para a realização do evento no próximo dia 24 de outubro.

Segundo a coordenadora do Setor Juventude, Alice Barros, o evento foi para refinar e validar uma proposta já existente. Neste ano a ideia é que o evento seja celebrado a nível paroquial.

“A ideia é que os grupos voltem às suas origens, estejam em união e sejam de fato grupos de base, que fazem diferença em suas comunidades. Estamos com grandes expectativas para este acontecimento e esperamos o apoio principalmente dos padres/párocos das comunidades, para que acolham os jovens com muito zelo, sejam pastores de uma juventude unida e cheia de sonhos renovados”, pontua a jovem.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) deste ano traz como lema “Que sejam um!” (Jo 17,21). A proposta apresenta um convite à unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”. O desafio na construção da arte, segundo os Jovens Conectados, era expressar esta unidade em um design funcional, autêntico, atrativo e expressivo que remetesse à juventude, esperança e a vida, a fim de melhor comunicar o Dia Nacional da Juventude 2021 no Brasil.

Da Carta de São Paulo aos Coríntios, buscaram o trecho “Há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; e há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos” (1 Cor 12, 4-6). A definição do Apóstolo sobre unidade, de acordo com os criadores do cartaz, “insiste em juntar palavras que são, aparentemente, opostas: diversidade e o mesmo, diversos e um só. Assim se firma a Unidade no plano de Deus”.

Dessa forma, a composição estética traz formas, cores e “direções” diferentes, porém, todas encontram-se em um único lugar. “No centro está a Cruz, símbolo mor da fé cristã, onde todas as outras ‘formas’ ajustam-se no cartaz, visto que na cruz, Jesus ‘derrubou o muro de separação que havia no meio, a inimizade […] Por meio dele, podemos todos apresentar-nos ao Pai em um só Espírito’ (Ef 2, 14-18). Podemos então ver — ainda que indiretamente — um convite aos jovens do Brasil a pôr Cristo no centro novamente e alcançar, com fruto desta cristocentria, o dom de uma unidade estabelecida em Jesus”, explicam os jovens da Comunidade Kadosh.

Vibração, alegria e vivacidade são destacadas como o resultado do misto de cores e formas presentes no cartaz. “O todo parece estar em “movimento” expressando assim o convite do Evangelho a todos os jovens de não entregarem suas vidas à paralisia ilusória deste mundo, mas vivendo no movimento do Espírito Santo, usufruir das dádivas que unidade traz”, sublinham.

O cartaz do Dia Nacional da Juventude já está disponível para download aqui assim como o subsídio oficial do DNJ 2021. Outras informações em jovensconectados.org.br/dnj.

 

 

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).