Sinos de São João del-Rei manifestam alegria com nomeação episcopal de Padre Dirceu

O clima festivo pela nomeação do padre Dirceu de Oliveira Medeiros como Bispo da Diocese de Camaçari (BA) contagiou toda a Diocese de São João del-Rei nessa manhã de quarta-feira, 27. Na histórica cidade, os sinos das igrejas encaminharam a notícia através de dobres e repiques de alegria. A manifestação teve início as 9 horas e mobilizou todo o centro histórico.

São João del-Rei tem a manifestação mais expressiva, contendo em média 30 sinos espalhados pela cidade com mais de 40 toques reconhecidos. O costume de transmitir a noticia através do símbolo sacro é antiga e, há anos, faz parte da tradição da cidade.

Contudo, a cultura não é uma construção fechada ou morta, já que é influenciada diretamente pela sociedade. “Estava indo para o trabalho quando ouvi os sinos tocarem. Sabia que era uma noticia boa pelo toque e fiquei muito feliz quando fiquei sabendo o motivo. Que Deus abençoe ainda mais o padre Dirceu, principalmente, nesta nova jornada vocacional”, pontuou dona Maria do Carmo.

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros integra ao clero diocesano de São João del-Rei e atualmente exerce o cargo de subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).