Solenidade da Santíssima Trindade

Jo 16,12-15

Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

Após o fim do Tempo Pascal com a Solenidade de Pentecostes o ano litúrgico retorna ao Tempo Comum. Dentro do Tempo Comum estão colocadas algumas solenidades do Senhor que são móveis, pois dependem da data da Páscoa para serem marcadas. Essas solenidades são: Santíssima Trindade; Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo; Sagrado Coração de Jesus; Cristo Rei do Universo. O calendário litúrgico diz que após o domingo de pentecostes se celebra a Solenidade da Santíssima Trindade.

O domingo da Santíssima Trindade, num certo sentido, recapitula a revelação de Deus que aconteceu nos mistérios pascais: morte e ressurreição de Cristo, a sua ascensão à direita do Pai e a efusão do Espírito Santo.

Nesta liturgia lemos o evangelho de Jo 16,12-15. Neste excerto bíblico vemos que o tema fundamental tem a ver com o auxílio que o Espírito Santo dará aos apóstolos no exercício de sua missão no mundo. Será o “Espírito da verdade” que guiará os discípulos para a verdade. O Espírito não apresentará uma doutrina nova, mas fará com que a Palavra de Jesus seja sempre a referência da comunidade.

Ao final, vemos no versículo 15, a comunhão existente entre o Pai e o Filho. Essa comunhão atesta a unidade entre o plano salvador do Pai, proposto nas palavras de Jesus e tornado realidade na vida da Igreja, por ação do Espírito.

Sobre a Santíssima Trindade em si o texto não explica como se dá essa realidade, mas temos nessa passagem bíblica a menção das três pessoas divinas. O entendimento atual a respeito da Trindade é uma elaboração posterior feita pelos primeiros Padres da Igreja utilizando termos e conceitos da filosofia grega. Sobre a questão da Trindade devemos reter que o Deus cristão é uno e trino.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).