Mt 16,13-19
“TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA CONSTRUIREI A MINHA IGREJA”
Neste domingo, a Igreja no Brasil, celebra a solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo. São Pedro foi chamado por Jesus, as margens do lago de Genezaré e São Paulo foi apanhado por Cristo, quando ia para Damasco perseguir os cristãos.
O texto do evangelho é retirado de Mt 16,13-19 e narra a profissão de fé de Pedro. Podemos dividir o texto em duas partes: 1- a resposta de Pedro reconhecendo Jesus como Messias (vv. 13-16); 2 – Jesus confere a Pedro o primado sobre a Igreja (vv. 17-19).
Jesus faz uma pergunta sobre o que os homens dizem a respeito dele. A resposta dos discípulos indica que há especulações sobre as expectativas messiânicas a seu respeito. O povo reconhecia Jesus como um profeta. A segunda pergunta de Jesus é dirigida aos apóstolos, e Pedro toma a palavra e reconhece que Jesus é mais que um profeta: “é o Messias, o Filho do Deus vivo.” (v. 16)
A resposta do apóstolo não vem de uma sabedoria pessoal, mas por revelação divina: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. (v.17). Por causa desta confissão, Pedro será a rocha sobre a qual Cristo edificará a sua Igreja.