Solenidade de Todos os Santos

Mt 5,1-12a

 “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”

Neste domingo a Igreja no Brasil celebra a Solenidade de Todos os Santos, esta solenidade é transferida para o domingo após o dia 1° de novembro por ser um dia de preceito. Nessa única festa, são recordados, todos juntos, os santos canonizados, todos os justos de qualquer idioma, de qualquer raça e nação, cujos nomes estão inscritos no livro da vida. Na liturgia da palavra ouvimos o evangelho o sermão da montanha que é retirado de Mt 5,1-12a.

O primeiro evangelho coloca Jesus a discursar no monte. A geografia indicada por Mateus tem um significado, pois o escritor sagrado coloca Jesus como um novo Moisés. Moisés é o grande profeta que no Monte Sinai recebeu a Lei. Nessa perícope é Jesus, que em uma montanha, oferece ao novo povo de Deus uma nova lei que deve orientar a vida do povo.

A “bem-aventurança” é um gênero literário comum nas escrituras. As “bem-aventuranças” em Mateus devem ser lidas no contexto do anúncio do Reino. Jesus proclama “bem-aventurados” aqueles que estão numa situação de dificuldade, de pobreza, porque Deus está a ponto de instaurar o “Reino” e a situação destes “pobres” vai mudar radicalmente.

No seu conjunto, as “bem-aventuranças” transmitem uma mensagem de esperança para os que sofrem. Anunciam que Deus os ama e que está do lado deles; confirmam que a salvação está para chegar e que a sua situação vai mudar.