Solenidade de todos os Santos e Santas

Ev Mt 5, 1-12

“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. (Mt 5, 12).

No domingo após o Dia de Finados celebramos a Festa de Todos os Santos e Santas, com a convicção de que pelo Batismo fomos chamados à vida em santidade e que são milhares de homens e mulheres que honraram seu Batismo e hoje são aclamados como Santos e Santas em nossa Igreja Católica. A santidade é construída através de uma vida de temor a Deus e na prática do amor fraterno. Quando examinamos a vida dos santos, logo percebemos que eles foram pessoas comuns e normais e não criaturas celestiais, mas que souberam trabalhar seu processo de amadurecimento e de conversão diária para se identificarem com a proposta deixada por Jesus Cristo, “sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5, 48).

No Evangelho das Bem-aventuranças hoje proclamado está o caminho proposto por Jesus Cristo para todos nós que desejamos buscar a santidade ou a perfeição. Ter o coração de pobre, chorar com os que choram, ser misericordioso e manso de coração, construir a paz, ser perseguido por causa da justiça, são algumas das indicações para conseguirmos ir em direção da santidade. E a Igreja nos apresenta os meios para permanecermos neste caminho: a vivência da caridade, a participação nos Sacramentos, o comprometimento com a vida eclesial nas comunidades em que estamos, a responsabilidade pelo bem comum e a paz social nas realidades em que vivemos. Tudo parece ser muito fácil, não? O difícil, porém é perseverar no caminho e trabalharmos cada dia para vencermos em nós os nossos limites e fraquezas.

Temos nossos Santos e Santas Padroeiros. Conhecemos suas vidas! Fazemos Novenas e comemoramos suas festas! Que nós, além de conhecê-los e ter a eles como nossos intercessores, saibamos imitá-los no processo de santidade que conseguiram realizar diante de Deus. Assim certamente seremos felizes e, quem sabe, poderemos também um dia sermos santos e santas!

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano