Solenidade São Pedro e São Paulo

Mt 16,13-19

tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja

A Igreja celebra Solenemente os apóstolos Pedro e Paulo no dia 29 de junho, mas no Brasil esta solenidade é transferida para o Domingo seguinte para que todos possam celebrar dignamente esta solenidade. Esta solenidade é celebrada desde o séc. III. Pedro e Paulo são chamados colunas da Igreja eles são pessoas fundamentais na difusão do evangelho após a ressurreição de Jesus.

O Evangelho é retirado de Mt 16,13-19 e narra a resposta de Pedro à pergunta sobre o messianismo de Jesus e a promessa do primado de Pedro. A opinião pública em Israel reconhecia Jesus como um profeta, contudo os apóstolos (aqueles que conviviam com Cristo) tem uma opinião própria que é vocalizada por Pedro. Essa opinião, é baseada na experiência que tinham de Jesus e também foi fruto da ação do Espírito: “não foi a carne nem o sangue que te revelou, mas o meu Pai que está no Céu.”

Pedro professa a fé da comunidade ao dizer que Jesus é o “Messias, o Filho do Deus vivo”. Por ser o porta-voz da comunidade Pedro é chamado rocha sobre a qual Cristo edificará a sua Igreja.  A Pedro e aos seus legítimos sucessores, Cristo confia a missão de serem o fundamento visível da Igreja. O poder de ligar e desligar, expresso na metáfora das chaves, indica a autoridade que Pedro e os seus sucessores tem sobre a Igreja.

Na comemoração dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo somos convidados a entrar na intimidade de Jesus. Pedro é modelo de discípulo e nos leva ao centro de nossa fé ao reconhecer Jesus como Cristo. Que na nossa vivência de fé possamos reconhecer a Jesus como O Cristo, o Filho de Deus vivo. É necessário dizer que Jesus não é um simples profeta, nem o maior psicólogo que já existiu ou muito menos um líder político e revolucionário. Jesus é o “Messias o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16).