Tarde de formação e novo programa de rádio movimentam trabalhos da Pascom em Barroso

A Pascom é uma pastoral ainda nova na Igreja. Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar na Pastoral da Comunicação não é apenas ficar “compartilhando posts” em redes sociais. A atuação vai muito além das mídias eletrônicas e impressas. Os documentos que tratam do tema comunicação são recentes, mas isso não inibe o trabalho realizado pelos agentes que, com alegria, comunicam a boa nova em suas paróquias, dioceses e regionais.

Sabendo da grande importância da comunicação na vida da comunidade, as Paróquias Sant’Ana e Rosário de Fátima, ambas da cidade de Barroso, vem se articulando para uma integração entre os trabalhos comunicacionais das duas paróquias, no intuito de ampliar o trabalho de evangelização e pastoral na região. “As equipes já existiam nas duas paróquias mas agora, pensamos em realizar um trabalho conjunto, preservando a identidade de cada comunidade e buscando oferecer um trabalho de qualidade, com articulação e formação”, explica padre José Raimundo da Costa, vigário e assessor da pastoral nas duas paróquias.

programa de rádio

Os primeiros passos já foram dados. Na manhã de sábado, dia 09, houve a estréia do programa “Unidos Pela Vida”, na Rádio Liberdade FM, com momentos de oração, avisos e interação com os paroquianos, como explica o idealizador do projeto, padre José Raimundo da Costa.

Uma experiencia positiva, segundo Douglas Pinheiro, agente da Pascom Sant’Ana. “É uma forma de estimular a relação das pessoas com Igreja”. Pensamento similar de Evandro Freitas, membro da Pastoral na paróquia de Fátima. “Através do programa teremos um dinamismo maior na pastoral, além de possibilitar que a Palavra de Deus chegue até a casa dos barrosenses. Esse trabalho de evangelização será muito importante para as duas paróquias”, explica.

Formação

Dentro do processo de articulação, foi realizado no domingo, dia 10, uma tarde de estudo e formação para os agentes. O momento foi conduzido pelo jornalista do Departamento Diocesano de Comunicação (DEDICOM), Lucas Silveira, juntamente com a coordenadora diocesana da Pascom, Adriana Assis.

“Realizar estes encontros de formação para que os agentes da Pascom é muito importante. É uma forma de apresentar as diretrizes e documentos da pastoral e oferecer pistas de atuação para se colocar a serviço das pastorais e movimentos, mantendo viva as diversas iniciativas de Evangelização de nossa Igreja”, explica Adriana Assis.

O evento contou ainda com momentos de oração, roda de conversa e confraternização.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).