Tiradentes promove festa em honra a Nossa Senhora das Mercês

Começa nesta quinta-feira, 23, a festa de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Tiradentes. A programação conta com tríduo preparatório, transmissões de missa e consagração das crianças batizadas.

Até o dia 25 a comunidade vai realizar o tríduo, constando de oração do terço, às 18h30, que será conduzida pelos membros da Arquiconfraria, às 19h, Santa Missa e novena solene. Já no dia 26, próximo domingo, dia festivo de Nossa Senhora das Mercês. Vai haver missas às 8h, 10h, 15h, com a Consagração das Crianças que foram batizadas e, às 19h, Missa Solene, “Te Deum” e bênção do Santíssimo Sacramento.

Para participar das festividades de Nossa Senhora das Mercês será necessário fazer o cadastramento, pelo site da paróquia, que será aberto na próxima quarta-feira, dia 22. Os irmãos e irmãs da Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês poderão fazer o acerto das anuidades de quinta a sábado, das 9h às 16h, na Igreja das Mercês.

Construída na segunda metade do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês é representante do estilo rococó, que exibe pinturas, esculturas e adornos visualmente menos intensos do que as obras barrocas. A igreja é aberta à visitação gratuita e está localizada no Largo das Mercês, perto do Largo das Forras, no centro histórico de Tiradentes. Missas são realizadas nas manhãs de domingo, a partir das 8 horas.

O interior da igreja possui bela e dourada capela-mor, além de pinturas raras, com representações de santos e também de anjos que glorificam Nossa Senhora das Mercês. A arte dos forros, no interior da construção, é atribuída ao artista mulato Manoel Victor de Jesus, brasileiro que realizou trabalhos em vários monumentos religiosos na região de Tiradentes e São João del-Rei, em fins do século XVIII e no início do século XIX. A fachada também chama a atenção pela presença de um único sino. (Fonte: tiradentesvirtual.com)

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).