Tiradentes se prepara para receber fiéis durante a Solenidade da Santíssima Trindade

A Solenidade da Santíssima Trindade é comemorada no domingo seguinte de Pentecostes e se caracteriza como uma das importantes festas no calendário litúrgico pois mostra a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Em Tiradentes, onde se encontra o Santuário da Santíssima Trindade, a festa vai ter início no dia 26 de maio.

Segundo o bispo diocesano de São João del-Rei, dom José Eudes Nascimento, o Mistério da Santíssima Trindade se passeia na unidade das Três Pessoas. “Nós não confessamos a fé em três deuses, mas em um só Deus em três pessoas. As pessoas divinas não dividem entre si a divindade única, cada uma delas é Deus por inteiro. O catecismo ensina, cada uma das pessoas divinas tem uma missão própria: o Pai é o criador, o Filho, o salvador e o Espírito Santo é o santificador. Mas nenhum deles age sozinho ou separadamente. Toda obra de Deus é trinitária”.

O bispo ainda reforça que se trata de algo irracional, mas que se concretiza através da fé. “Nossa mente humana é limitada para compreender o Mistério da Santíssima Trindade mas, diante do Mistério, convém fazer silêncio, dobrar os joelhos e adorar nosso Deus, uno e trino rico em misericórdia. Não se trata de um mistério da lógica que precisamos decifrar como se fosse uma equação matemática, mas um mistério de amor que precisa ser contemplado e adorado. Deus é amor. O nosso Deus, é comunidade de amor”, pontua.

Em Tiradentes, a tradicional festa católica atrai todos os anos para o município um grande número de fiéis que vão para fazer pedidos ou agradecimentos à Santíssima Trindade. Peregrinos e romeiros realizam excursões e manifestam sua fé através de orações, caridades e penitências. Confira a programação: