Em um país de grandes dimensões em que mais da metade da população é católica, não é de se estranhar que grandes manifestações religiosas tomem conta da Semana Santa. Em todas as regiões do Brasil, as celebrações são marcadas pelas tradições populares e pela fé no Cristo Ressuscitado. Uma destas tradições é a montagem de “passinhos” em São João del-Rei. As estruturas barrocas das igrejas históricas se tornam palco de fé para lindos cenários bíblicos composto por imagens, plantas e tecidos diversos. É a fé através da arte e criatividade.
Segundo o artista plástico, Fernando Pedersini, essa atividade provavelmente surgiu cm a vinda dos portugueses, responsáveis por introduzir tais tradições na região. “Desde pequeno a noite de quinta-feira santa sempre foi uma das minhas preferidas, afinal, você fica ali, reza, contempla o tempo que for necessário e, ainda, pode apreciar a arte sacra, ali, tão próxima de você. E o objetivo de todas elas é catequizar, contando com estudo, fundamento religioso e artístico, além do envolvimento de muitos voluntários”.
Os famosos passinhos ficam abertos à partir das 16 horas da Quinta-Feira Santa e seguem com visitações até o fim da tarde da sexta-feira, envolvendo são-joanenses e turistas na aura espiritual, desde o cheiro do rosmaninho no chão até as evangelizações catequéticas das montagens. As cenas acontecem nas igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Rosário, Mercês, São Francisco de Assis, São Gonçalo do Amarante e nas capelas da Santa Casa de Misericórdia, Santo Antônio de Pádua e Espírito Santo. As entradas são gratuitas.